Projeto Raabe do Espírito Santo é destaque na 8ª Semana da Justiça pela paz em casa

Solenidade aconteceu em frente ao Tribunal de Justiça de Vitória. Veja como foi

Imagem de capa - Projeto Raabe do Espírito Santo é destaque na 8ª Semana da Justiça pela paz em casa

Teve início no dia 21 de agosto último, em todo Brasil, a 8ª Semana da Justiça pela paz em casa. Os trabalhos aconteceram até a sexta-feira, dia 25, e teve como objetivo promover ações de combate à violência doméstica e familiar, atendimento às vítimas, andamento aos processos e julgamentos e ações pedagógicas.

No estado do Espírito Santo, a solenidade de abertura aconteceu em frente ao Tribunal de Justiça (TJ-ES) em Vitória, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o presidente do Tribunal, desembargador Annibal de Rezende Lima, a desembargadora Janete Vargas Simões e a coordenadora estadual de enfrentamento à violência doméstica e familiar, doutora Hermínia Azoury, além de juízes de direito, promotores, políticos da Grande Vitória, representantes de instituições de ensino público e privado, das Polícias Civil e Militar, membros da iniciativa privada e sociedade civil organizada.

O supervisor das Varas de Execuções Penais, desembargador Fernando Zardine Antônio, explicou o motivo da solenidade ter acontecido fora das “salas climatizadas dos gabinetes”, em vez de ao ar livre, do lado de fora do Tribunal. Segundo ele, o objetivo é mostrar o compromisso de todos os envolvidos em trabalhar em favor dos direitos das mulheres vítimas de violência.

A doutora Hermínia saudou o projeto Raabe (do Godllywood), presente na solenidade, a quem ela costuma carinhosamente chamar de “as mulheres do lenço vermelho”: “Projeto Raabe, essas que fazem a diferença na parte social, eu admiro muito o trabalho de vocês!”, enfatizou.

A juíza citou ainda que, em uma de suas recentes pesquisas, constatou que 85% dos menores infratores foram criados no seio de uma família com violência doméstica.

A senadora Rose de Freitas ressaltou a importância de projetos como o Raabe não só para assistir essas mulheres, mas também valorizá-las, levando cura para a alma. Ela enfatizou ainda a relevância desse grupo, que tem como lema “Rompendo o Silêncio”, fator primordial no apoio às vítimas.

Sobre o projeto

O projeto Raabe tem como objetivo ajudar mulheres vítimas de traumas causados por abuso emocional, sexual ou físico, além de problemas das mais diversas origens que as têm impedido de serem livres, bem resolvidas e desfrutarem de relacionamentos saudáveis. Na cidade de Vitória, como em todo o País e em diversas partes do mundo, esse objetivo tem sido alcançado a cada dia.

A Semana da Justiça pela paz em casa foi idealizada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, em parceria com os presidentes dos tribunais de Justiça, para ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), e acontece desde 2015.

imagem do author
Colaborador

Da redação / Fotos: Cedidas