Projeto Nova Canaã completa 25 anos
Conheça a história do projeto que, ao longo do tempo, tem transformado vidas no sertão baiano
No dia 22 de agosto, o projeto Nova Canaã celebrou 25 anos de atividade. Sua trajetória é marcada por amor, solidariedade e transformação de vidas.
O início do Projeto Nova Canaã
No final da década de 1990, uma violenta estiagem no sertão da Bahia deixou povoados inteiros próximos à cidade de Irecê (localizada a cerca de 500 quilômetros da capital, Salvador) em situação de miséria, o que gerou uma grave crise socioeconômica.
O projeto ganhou vida em agosto de 2000 e, desde então, oferece educação de qualidade em tempo integral para crianças e adolescentes de 2 a 18 anos. As atividades do programa, por meio da educação, do esporte, da cultura e da saúde, proporcionam novas oportunidades na vida dessas crianças e jovens.
O projeto está localizado na cidade de Irecê, no sertão baiano, e ocupa uma área de 450 hectares. Ele possui cerca de 200 funcionários divididos nos setores administrativo, de manutenção e agrícola, além da padaria e da escola. Assim, ao longo dos anos, esses empregos, direta e indiretamente, auxiliam a população e também o comércio local a lutarem contra a miséria.
O que o Nova Canaã oferece
O projeto beneficia 540 crianças e atua em cinco eixos principais: assistência social, educação, esporte de alto rendimento, cultura e saúde. Os jovens que frequentam a instituição também recebem gratuitamente quatro refeições diárias (além de levarem pães para casa para ajudar a alimentar a família), transporte escolar e material didático.
Comemorações
O evento comemorativo, marcado por festa, emoção e recordações, reuniu representantes da sociedade civil organizada, lideranças políticas, familiares de alunos e a população em geral. Os discursos e homenagens ressaltaram o legado construído pelo Nova Canaã e a necessidade de mantê-lo vivo e fortalecido para beneficiar as próximas gerações.
“Quando eu e minha esposa viemos para cá era uma terra árida, com pessoas trazendo para nós mil problemas e mil dificuldades. Hoje, quando nós vemos essas famílias realizadas, com seus filhos formados e tantas coisas boas que aconteceram aqui, temos uma imensa gratidão a Deus que tornou possível que isso acontecesse”, declarou o Bispo Marcelo Crivella, fundador do projeto.
O Bispo Sergio Corrêa, responsável pela Igreja Universal na Bahia, ressaltou: “Esses são os frutos de um árduo trabalho de 25 anos e nos sentimos muito lisonjeados de fazer parte dessa história”.
Ao longo dos 25 anos de existência, o Nova Canaã firmou-se como um marco no município, oferecendo, além do ensino de qualidade, valores cristãos, atividades esportivas e culturais e apoio social. Muitos dos jovens que passaram por suas salas de aula e programas hoje são profissionais formados e pais e mães de famílias que reconhecem que o projeto foi a base de suas conquistas.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo