Projeto Nova Canaã completa 20 anos de história levando ajuda a milhares no sertão da Bahia

O programa socioeducacional alcança famílias em situação de vulnerabilidade social e oferece educação de qualidade em tempo integral para crianças e adolescentes

Imagem de capa - Projeto Nova Canaã completa 20 anos de história levando ajuda a milhares no sertão da Bahia

No final da década de 1990, uma violenta estiagem no sertão da Bahia deixou povoados inteiros próximos à cidade de Irecê (a 500 quilômetros da capital Salvador) em situação de miséria e gerou uma grave crise socioeconômica. Para ajudar os moradores da região, em agosto de 2000, nasceu o Projeto Nova Canaã.

Há 20 anos, o projeto desenvolve um programa socioeducacional que alcança famílias em situação de vulnerabilidade social e oferece educação de qualidade em tempo integral para crianças e adolescentes. A faixa etária atendida é de 4 a 18 anos. As atividades do programa proporcionam novas oportunidade na vida desses jovens por meio da educação, do esporte, da cultura e da saúde.

Além da grade escolar, são oferecidas diversas atividades esportivas (entre elas futebol, judô, natação e capoeira), recreativas e aulas de teatro, dança, culinária, artesanato, etc. O projeto ainda oferece cursos de capacitação, como língua inglesa, redação, introdução a informática, secretariado, atendente de farmácia, auxiliar administrativo e de empreendedorismo.

A instituição, que está alocada em um área total de 500 hectares, possui cerca de 200 funcionários divididos nos setores administrativo, de manutenção e agrícola, além da padaria e da escola. Ao longo dos anos, esses empregos, direta e indiretamente, auxiliaram tanto a população como o comércio local contra a miséria que era vivida na região.

“O Projeto Nova Canaã faz uma diferença enorme para toda a comunidade, pois ajuda milhares de pessoas a alcançarem uma vida diferente e serem protagonistas de uma nova história. O Espírito Santo tem sido o pão nosso de cada dia e nos enche de forças para atuar.

Os desafios do dia a dia são como um combustível para essa luta”, contou Leonardo de Souza dos Santos, responsável pelo projeto.

Videoaulas e ajuda às famílias
Atualmente, 613 alunos estão matriculados em turmas que vão da educação infantil ao ensino médio. Normalmente, os jovens frequentam a instituição com assiduidade e contam com quatro refeições diárias (e levam diariamente cinco pães para ajudar a alimentar a família), transporte escolar, material didático e acompanhamento médico e odontológico. Tudo é gratuito.

Com a pandemia do novo coronavírus, os alunos estão sendo acompanhados remotamente por meio de videoaulas. “A pandemia impactou a rotina de todos, mas não impediu a continuidade do trabalho. O acompanhamento educacional não parou, mas, pelo contrário, aumentou, pois visitamos os alunos periodicamente e fazemos as videoaulas. É a forma de continuarmos atendendo a todos, com o mesmo carinho e empenho, como se estivessem aqui no projeto”, explicou Leonardo.

A diretora pedagógica Ana Cássia da Silva Dourado está no projeto há 16 anos e encara a nova realidade como um grande aprendizado.

“Comecei no projeto como voluntária e depois atuei mais sete anos como professora. Aprendi muito todos esses anos com os desafios e as oportunidades de ajudar as pessoas. O trabalho remoto tem sido uma descoberta. A visita às famílias nos ajuda a entender melhor o nosso aluno e, a partir daí, construir novas estratégias de trabalho”, comentou.

Mapeamento da assistência social
Segundo Leonardo, muitas pessoas da região perderam sua fonte de renda, já que trabalhavam por conta e não puderam mais exercer suas atividades ou foram demitidas.

Diante dessa realidade, os colaboradores do projeto se mobilizam para visitar as casas, sempre respeitando o distanciamento social e as normas de proteção individual, e entregar material de estudo aos jovens e cestas básicas de alimentos às famílias.

Há cerca de três meses foi lançada a ação SOS Famílias do Sertão. Trata-se de uma campanha que tem o objetivo de ampliar a ajuda social já fornecida pelo projeto em Irecê para famílias do sertão nordestino, especialmente aquelas que estão passando por dificuldades por conta da crise causada pela Covid-19. Jovens que concluíram o ensino médio são convidados a realizar esse trabalho de combate à fome. Atualmente são 26 voluntários.

O cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade social já acontece por meio de um mapeamento da assistência social do projeto. As famílias passam a ser acompanhadas e recebem orientações para seu desenvolvimento social durante o processo de formação das crianças. Outra iniciativa é o Canaã em Família: palestras especiais com profissionais, nas áreas de psicologia e assistência social que abordam diversos temas pertinentes à relação familiar.

Saiba mais
O Projeto Nova Canaã conta com uma estrutura de atendimento composta de 23 salas de aula, 11 salas de atividades, brinquedoteca, playground, piscina, campo de futebol, quadra esportiva, refeitório, biblioteca, lavanderia, sala de costura, padaria, salas de informática e salas administrativas.

Em setembro do ano passado, o Nova Canaã recebeu uma visita especial do ator Petrônio Gontijo (que interpretou o Bispo Edir Macedo) durante um passeio de lançamento do longa-metragem Nada a Perder 2. Mais de 5 mil pessoas, muitas delas que nunca tinham ido ao cinema, assistiram ao filme em uma estrutura montada a céu aberto, por meio do projeto Cinema Solidário.

Quer saber mais sobre o projeto e como contribuir com este trabalho? Acesse a página do projeto nas redes sociais:facebook.com/projetocanaa.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas