Rede aleluia
Projeto de lei proíbe banheiros públicos unissex em todo o país
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 14 de Fevereiro de 2022 - 12:00


Projeto de lei proíbe banheiros públicos unissex em todo o país

Deputado Julio Cesar argumenta que espaços não vão ajudar a diminuir casos de violência contra a população LGBTQIA+

Projeto de lei proíbe banheiros públicos unissex em todo o país

projeto de lei nº 4019/21 quer proibir banheiros e vestiários públicos no formato unissex em todo o país. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Seguridade Social e Família, de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, os espaços públicos, estabelecimentos comerciais e ambientes de trabalho onde já existam esse tipo de estrutura deverão modificá-la, inclusive mudando a nomenclatura. O uso deverá ser permitido somente para pais com filhos de até 10 anos de idade. O descumprimento poderá gerar ao infrator multa que será definida pelos órgãos de fiscalização dos estados.

O PL faz referência às chamadas “estruturas multigênero”, que podem ser usadas por qualquer pessoa, independente do gênero masculino ou feminino. Elas surgiram como meio de respeitar o direito de pessoas transexuais e não binárias de usarem esses espaços públicos sem sofrer preconceitos por conta da identidade de gênero ou qualquer tipo de assédio ou violência.

Para o autor do projeto, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), essa alternativa, porém, não vai ajudar a diminuir os casos de hostilização, humilhação e outros tipos de violência contra a população LGBTQIA+.

“A construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva precisa ser trabalhada pelos pais e pela família, sem o mínimo possível de interferência dos atores externos”, defende o parlamentar.

Banheiro unissex no DF

No início do ano, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro fez uma denúncia pelas redes sociais sobre a criação de um banheiro unissex na Escola Classe 1 do Paranoá, no Distrito Federal.

Pelo Twitter, o deputado informou que procurou o coordenador da Regional de Ensino do Paranoá, Ranieri Carneiro Falcão, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, para pedir providências.

“Prontamente, já tomaram medidas sobre o caso. Estamos atentos! Não iremos admitir medidas impositivas lideradas por um determinado grupo de pessoas que não respeitam o desenvolvimento psicológico de nossas crianças”, disse o parlamentar na postagem.

Em nota, a Secretaria de Educação explicou que tomou conhecimento do caso por intermédio da denúncia publicada nas redes sociais. A partir disso, foi determinada a readequação da escola às diretrizes da rede pública de ensino do DF, com banheiros separados para meninos e meninas.

Projeto de lei proíbe banheiros públicos unissex em todo o país
  • Do R7, em Brasília / Foto: Istock 


reportar erro