Primeira Catedral da Universal comemora 25 anos

Localizada na zona sul de São Paulo, a Catedral da João Dias hoje é o Templo dos Maiores Milagres

“A Universal abre esta porta, por meio da ação do Espírito Santo, não para dizermos que temos uma Catedral. Este espaço está aberto para as pessoas que querem se humilhar diante de Deus. Esta Casa é, a partir de agora, um pronto-socorro para os acidentados espirituais e tudo que tem sido impossível de conquistar lá fora você vai encontrar aqui, na pessoa do Senhor Jesus. Basta se humilhar diante dEle.” Foi com estas palavras que o Bispo Edir Macedo, líder e fundador da Universal, anunciava, na manhã de 1º de fevereiro de 1998, a inauguração daquela que seria a primeira de muitas catedrais construídas pela igreja, no Brasil e no mundo, com o único objetivo de levar a Palavra de Deus a todas as pessoas.

Localizada na Avenida João Dias, 1.800, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, a sede com capacidade para 6 mil pessoas chama a atenção por sua arquitetura. Ela conta com salas para a Escola Bíblica Infantil (EBI), banheiros, acessibilidade, estacionamento para carros e motos (com centenas de vagas) e passou por várias melhorias ao longo dos anos.

Um detalhe especial chama a atenção de quem entra no templo: uma cruz, símbolo bíblico de vitória, feita de vidros coloridos instalada no teto.

A corretora de imóveis Iara Ferreira de Souza, (foto abaixo) de 49 anos, participou da primeira reunião no local e lembra que a expectativa para a inauguração da Catedral era grande. Ela, que chegou à Universal no auge das perseguições que a Igreja sofria no País, em 1996, conta que tinha muito preconceito contra o Bispo Macedo. Um problema de saúde, no entanto, a fez aceitar o convite para participar de uma reunião: “venci o meu orgulho e fui curada.”

Atualmente, Iara é obreira, serve a Deus na Catedral da João Dias e define aquela reunião inaugural como um divisor de águas em sua vida. “Eu era de um jeito e, de repente, minha Fé foi renovada, transformada e reavivada.  Foi algo sobrenatural”, conclui.

O Bispo Júlio Freitas, (foto abaixo) atual responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no local, destaca que, por 18 anos, a Catedral da João Dias foi a sede da Universal no Brasil. Ele lembra que várias reuniões importantes da Universal tiveram início na João Dias, como as palestras da Terapia do Amor e do Congresso para o Sucesso, o Jejum Coletivo e do grupo Vício Tem Cura.

“Mais do que um simples edifício amplo, aconchegante e com uma estrutura pronta para receber da melhor maneira os que aqui chegam, esse local tem a bênção do Deus Vivo para restaurar vidas, ressocializar pessoas e levar a Salvação a todos”, diz o Bispo Júlio, ressaltando a importância da Catedral, hoje nomeada de Templo dos Maiores Milagres.

Bodas de prata

Em comemoração aos 25 anos de existência da Casa, o Bispo Júlio conduziu uma reunião especial no dia 26 de fevereiro, um domingo, às 9h30. Ela também contou com orações feitas por videoconferência do Bispo Clodomir Santos, dos Estados Unidos; do Bispo Jadson Santos, do Rio de Janeiro; e do Bispo Guaracy Santos, do Rio Grande do Sul. Eles fizeram parte da história da “João Dias”, como é chamada a sede.

No encontro, o Bispo Júlio explicou que muitas pessoas estão confusas em relação às suas vidas por não terem obtido as respostas que buscavam. “Você espera resolver um problema e ele não é resolvido, então um espírito de confusão vem sobre você e o faz se perguntar: ‘onde foi que eu errei?’, ‘será que Deus não me ouviu?’”, detalhou.

Entretanto, segundo ele, o segredo para vencer qualquer confusão está revelado no Salmo 25: uma boa conversa com Deus. O Bispo destacou que quando uma pessoa não conversa com Deus, a alma dela “desce”, ou seja, fica depressiva, com medo e ansiosa: “a pessoa fica vulnerável aos maus pensamentos e às pessoas mal-intencionadas. Quando ficamos confusos não saímos do lugar”.

É por isso que, para avançar, a alma tem que “subir”, ou, em outras palavras, falar com Deus e expor o que carrega. “Ao fazer isso você demonstra que confia em Deus. […] Dessa maneira os inimigos não triunfam”, enfatizou o Bispo.

Essa experiência foi vivida pelo orientador socioeducativo Cassiano Jana, de 41 anos. Depois de 15 anos afastado de Deus, ele retornou à Universal no dia das comemorações da Catedral onde, aos 18 anos, conheceu a Fé e permaneceu por oito anos. Ele afirma que os anos que passou longe de Deus foram os piores de sua vida: “eu sabia que estava errando, mas não tinha forças para me corrigir. O maior alívio é sentir o Espírito Santo me corrigindo, me querendo de volta, mesmo em meio aos pecados”, revela.

Ele foi convidado por um casal de obreiros e conta que enfrentou empecilhos para chegar à Igreja naquele dia, como pensamentos que diziam para que ele não fosse. Ao chegar ao local, porém, ele diz que o que mais o marcou foi justamente ter conversado com Deus. “Desde o dia 26, tenho entrado em comunhão com Deus e consigo ler a Palavra”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Demetrio Koch, Guilherme Branco e reprodução