Presos fazem curso de artes plásticas no Rio Grande do Sul

UNP é responsável pela realização da oficina na Penitenciária de Santa Maria, onde aconteceu a formatura da segunda turma. Veja como foi

Imagem de capa - Presos fazem curso de artes plásticas no Rio Grande do Sul

Recentemente, aconteceu a formatura de mais uma turma da Oficina de Artes realizada na Penitenciária Estadual de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ela ocorre no local desde junho deste ano e é encabeçada pelo projeto Universal nos Presídios (UNP). Este é o segundo grupo que se forma no curso realizado pelo Pastor Venino Aragão de Souza, atual coordenador do UNP no estado, e também artista plástico.
“O objetivo desta atividade é despertar a criatividade, descobrir talentos, bem como trabalhar a autoestima deles. Também realizamos estudos de mensagens bíblicas e autoajuda”, informa.
Outro benefício é que ao participar das aulas o presidiário tem direito à remissão de pena.

Atividade que conforta
Durante o curso, o melhor quadro teve a arte estampada no bolo oferecido durante a graduação. O autor foi Thiago Alves Corrêa (foto ao lado), de 22 anos, que declarou que participar da atividade fez muito bem a ele, já que nos momentos em que pintava até se esquecia de que estava em um presídio.
“Quando estamos com vocês, da igreja, sentimos a presença de Deus, eu percebo meu coração confortado, a mente fica tranquila”, disse, acrescentando que nunca havia pintado um quadro antes e que pretende se aperfeiçoar nas técnicas. Ele também ganhou de presente a coleção de livros da série “O Caráter de Deus”.
O diretor geral da Unidade, Sérgio Ilha Dalcol, ficou agradecido e encantado com os talentos revelados. “Atividades desta natureza são muito importantes, pois vemos a mudança no comportamento, eles ficam mais calmos, se sentem mais confiantes. Aguardo ansioso pelo início dos demais cursos”, afirmou.
No mesmo dia também foi oferecido aos servidores um bolo com a estampa de um versículo do Salmo 23 que, segundo o diretor, é o preferido dos agentes, que sempre que necessitam de conforto, lembram-se dessa Palavra.
A próxima classe é com as mulheres e, logo após a sua formatura, haverá uma exposição com todas as obras das turmas em que foi realizada a oficina até o momento.
Para ver mais atividades realizadas pelo Universal nos Presídios, acesse a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas