Portuguesa que acusava a Universal muda versão

Arrependida, ela se diz enganada por jornalista e conta a verdade

No dia 16 de julho, o Correio da Manhã, jornal líder de circulação em Portugal, publicou o relato de uma mulher que diz ter sido enganada pela TVI, canal da televisão portuguesa, e pela jornalista Alexandra Borges, para que mentisse em uma série de reportagens contra a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A mulher, de prenome Fátima, é mãe biológica de duas crianças adotadas por Bispos da Universal. Ela responsabiliza Alexandra pelas denúncias e diz que a jornalista exigiu colaboração incondicional com o trabalho dela e afirmou que, em troca, a ajudaria a reencontrar os filhos.

Para isso, Fátima teria de afirmar que não tinha autorizado a adoção dos filhos. De acordo com o veículo, Fátima responderá na Justiça pelas falsas declarações.

Relembre o caso
Em 2017, a TVI produziu uma série de reportagens intitulada O Segredo dos Deuses, sob o comando da jornalista Alexandra Borges, com acusações infundadas contra a Igreja Universal. O material afirmava, sem nenhuma apuração jornalística, que crianças tinham sido adotadas contra a vontade das mães biológicas, na década de 1990, em Portugal.

Após a exibição da série, a Justiça portuguesa investigou as denúncias. Contudo os processos de adoção que envolviam Bispos da Universal foram realizados dentro da lei, pela Justiça de Portugal, e comprovados com documentos. Uma nova investigação sobre o caso foi realizada entre 2018 e 2019 e, com as provas da legalidade das ações da IURD, o processo foi arquivado pelo Ministério Público.

“Emprestei documentos para a Alexandra sem saber para que seriam usados e também assinei papéis em branco. Mais tarde percebi que esses papéis serviram para a abertura de requerimentos judiciais em meu nome”, disse Fátima à imprensa e contou que
está arrependida.

Com a revelação da verdade, tanto Alexandra Borges como a TVI responderão a processos pelas fake news (notícias falsas) divulgadas.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Reprodução