Portas abertas: Universal inaugura catedral em Uruguaiana (RS)

Culto inaugural será realizado neste domingo (10), às 17h, pelo Bispo Renato Cardoso; evento receberá caravanas de uruguaios e argentinos

Imagem de capa - Portas abertas: Universal inaugura catedral em Uruguaiana (RS)

Neste domingo (10), às 17h, a Igreja Universal do Reino de Deus inaugurará a sua mais nova catedral em Uruguaiana — município do Rio Grande do Sul, que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai. A reunião especial deve receber 1,5 mil pessoas, inclusive a população hispânica que mora na região, e será conduzida pelo Bispo Renato Cardoso, responsável pela Universal no Brasil.

O evento inaugural contará ainda com a presença de autoridades políticas, representantes do Poder Judiciário e da segurança pública, que prestigiarão esse momento tão esperado pelo povo de Uruguaiana.

Além da cerimônia de inauguração, na próxima quarta-feira (13), às 19h, o responsável pela Universal no Rio Grande do Sul, Bispo Guaracy Santos, estará presente no novo templo para realizar uma reunião especial com todos os fiéis.

“Estamos às portas de uma inauguração que vai parar a fronteira do Brasil com Uruguai e com a Argentina […] estão chegando caravanas enormes de uruguaios e argentinos para essa reunião. Vai ser um evento sublime de Uruguaiana”, disse o Bispo Guaracy, durante o programa “Ponto de Fé”.

Detalhes do novo templo

Com 2.439,36 m² e 1.414,74 m² de área construída e um estilo arquitetônico contemporâneo, a Catedral de Uruguaiana — localizada no centro da cidade — tem capacidade para receber 697 pessoas na nave principal.

O prédio, adaptado para oferecer acessibilidade, conta com ambientes totalmente climatizados. Além de oferecer auditório, salas de apoio para os grupos, espaço multiuso, salas destinadas à Escola Bíblica Infantil (EBI) e estacionamento. Há também um belo jardim com diversas espécies de plantas e com piso intertravado no parqueamento, que permite maior permeabilidade do que a pavimentação asfáltica, facilitando o escoamento da água da chuva para o solo.

Evolução da obra

A construção da Catedral teve início em 16 de junho de 2022. A estrutura do prédio e as suas paredes externas foram construídas com peças pré-fabricadas de concreto. Essa solução construtiva é mais rápida, além de reduzir os desperdícios e os riscos de acidente na obra.

Para gerenciamento da construção foi utilizado uma tecnologia de monitoramento 360 graus dos ambientes, permitindo que parte da equipe supervisionasse a evolução dos serviços remotamente.

Durante a obra, a água da chuva foi reaproveitada para utilização em atividades de limpeza, especialmente dos caminhões.

Agenda: “Inauguração da Catedral de Uruguaiana”

Data: 10/03/2024

Horário: 17h

Local: Rua General Flores da Cunha, 1.905 — Centro, Uruguaiana (RS)

imagem do author
Colaborador

UNIcom