Por que uma pessoa famosa e bem-sucedida cometeria suicídio?

Ciclista Olivia Podmore é encontrada morta. Veja o que está por trás das motivações desse ato

Os Jogos Olímpicos em Tóquio mostraram muito mais do que competições e esportes. A competição esportiva também reacendeu a discussão sobre a saúde mental dos atletas.

No dia 9 de agosto último, a ciclista neozelandesa Olivia Podmore (foto abaixo), de 24 anos, foi encontrada morta em sua residência. Todos os indícios apontam para suicídio, embora a polícia neozelandesa não descarte nenhuma possibilidade. Entretanto, poucas horas antes de sua morte, a atleta publicou uma nota nas redes sociais que mostrava que não estava bem.

“O esporte é uma saída incrível para muita gente. Uma luta muito gratificante. A sensação quando você ganha não se compara com nenhuma outra; mas as sensações quando perde, quando não é escolhido nem se classifica, quando se lesiona, quando não cumpre as expectativas da sociedade — como ter uma casa, casar, ter filhos, porque tentou dar tudo por seu esporte — , essas sensações também são diferentes”, escreveu.

Podmore participou das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016, mas não foi selecionada para as de Tóquio. Seu companheiro, o campeão olímpico de remo Eddy Murray, aproveitou o momento, a fim de criticar a falta de atenção quanto à saúde mental dos atletas.

“Fala-se muito sobre a saúde mental dos atletas. Simone Biles e Naomi Osaka colocaram essa questão nos holofotes depois de suas próprias dificuldades pessoais. A luta de Olivia foi a mesma, e agora temos mais um número para a estatística”, afirmou Murray.

Não confie no que é passageiro

Uma coisa que parece ser parte do ser humano é o extremo apego a tudo que é físico: coisas e pessoas. Ao ponto de quando há uma perda ou expectativa frustrada, é como se sua vida acabasse junto com seu sonho.

Para o Bispo Renato Cardoso, essa é a raiz da depressão e da ansiedade.

“Todo mundo quer coisas boas: prosperar, casar, ter família, encontrar o grande amor. Mas quando a pessoa perde o que tanto ama ou queria ter, o chão abre embaixo dos pés e muitos não têm mais estrutura espiritual para lidar com a perda”, explica.

Quando se perde um ente querido e não consegue superar a morte. Ou o casamento acabou e pensa que nunca mais será feliz. Quando não é classificado para uma competição. A pessoa perde e não vê saída, pois todas as suas esperanças foram apostadas naquilo. E não há nada nesta vida que garanta segurança eterna. Tudo vai passar, afinal, nós não temos o controle de tudo nas nossas mãos e as perdas acontecem.

A solução da Palavra

“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” Mateus 16:25

“Quem fica fissurado em buscar as coisas desta vida, vai perdê-las. Vai perder o que busca e a vida. Mas o segredo para vencer a depressão, a ansiedade e as perdas, é pegar tudo o que lhe angustia, o casamento que acabou, o familiar que morreu, a mágoa, o sonho que não realizou, e entregar no Altar. Perder para Deus é tirar isso do centro do seu coração e Ele garantiu que quem fizesse isso, acharia muito mais do que aquilo que perdeu, acharia vida!”, afirma o Bispo.

Para vencer a depressão, ansiedade e qualquer outro problema mental e emocional, participe da reunião desta sexta-feira, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h e 20h.

Além disso, você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock – Reprodução Instagram