Por que existem cristãos que fogem dos conselhos de Deus?

Saiba quais os riscos de ouvir as pessoas ao seu redor antes mesmo de escutar a voz do Altíssimo

Imagem de capa - Por que existem cristãos que fogem dos conselhos de Deus?

Quando precisa tomar uma decisão, a primeira coisa que você faz é pedir opinião para o amigo, para o colega do trabalho, para o vizinho e até para o papagaio? Se você busca ouvir pessoas com opiniões e até mesmo crenças distintas da sua antes de se decidir a respeito de algo, é preciso tomar muito cuidado.

É claro que não é errado pedir orientação de quem é da mesma fé, alguém em quem você confia e sabe que quer o seu melhor. Mas ouvir o outro não deve ser uma atitude tomada antes de você saber qual é a vontade de Deus. Ou seja, não adianta considerar o conselho dos outros e desprezar o que Ele tem a dizer.

Quando se consulta a Palavra de Deus, o sucesso é garantido. Muitas pessoas, entretanto, têm fugido desse conselho por três motivos. Confira-os:

Vontade própria

Existem pessoas que têm medo de confiar na vontade de Deus, porque sabem que ela será contrária à sua. Mas é preciso acreditar sempre que o plano dEle é melhor que o nosso, pois nem sempre o caminho ideal para seguir é aquele que você acredita que seja o melhor. Há uma luta entre a vontade própria e a de Deus e, por isso, a melhor saída é confiar que Ele sabe de todas as coisas e dará as orientações precisas.

Não se pode agir como se a Bíblia fosse uma lâmpada mágica: não basta fazer os pedidos para que todos sejam atendidos. A Palavra deve ser a bússola principal para todas as áreas da vida.

Um dia, antes da crucificação, o Senhor Jesus pediu:

Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua Lucas 22.42

Insegurança

Quando as pessoas têm planos e querem realizar algo, os questionamentos sempre surgem: será que vai dar certo? Com quem posso contar? Como me posicionar?

Com medo de errar, muitos buscam direcionamentos de pessoas que consideram bem-sucedidas. Mas os conselhos podem se tornar verdadeiras armadilhas para o fracasso. “O inseguro anda no conselho daqueles que têm o espírito deste mundo”, afirma o Bispo Edir Macedo em texto publicado em seu blog.

Quando se usam sentimentos para tomar decisões, tudo acaba mal. “Os sentimentos têm o poder de fazer dar errado até o que era para dar certo. Quando você usa a fé para decidir o que quer que seja, você sai ganhando. A fé tem o poder de fazer dar certo até o que era para dar errado. Porque, por meio dela, até aquilo que não existe passa a existir”, acrescenta o Bispo.

Ele afirma também que aquele que teme a Deus ouve os conselhos do Espírito de Deus. “Dia e noite a Palavra de Deus ocupa seus pensamentos. Seu prazer está em meditar na Lei do Senhor. Se medita nela dia e noite, não lhe sobra tempo para pensamentos de dúvida. Os conselhos dos ímpios trazem dúvida; o caminho dos pecadores é caminho de engano; ainda que aos olhos do mundo pareça seguro, sua segurança é uma armadilha. Não há segurança fora do esconderijo do Altíssimo”, ressalta.

Comodismo

Você já ouviu falar de comodismo espiritual? A pessoa acomodada espiritualmente é aquela que vai à Igreja, conhece a Palavra e, acostumada com essa rotina, não faz nada para crescer espiritualmente e se torna apenas religiosa, que faz as coisas por obrigação.

Quando exercitar a fé se torna um ato mecânico e obrigatório, o diabo acha espaço para entrar no coração e fazer com que não se ouça mais a voz do Alto, como explica o Bispo Macedo. “Não há nada que dá mais prazer ao diabo do que assistir crentes viciados na Bíblia. Gente que não se preocupa em colocar a Palavra em prática. O diabo sabe que a fé não praticada anestesia o poder da fé”, alerta.

Então, como saber qual é a vontade de Deus para a sua vida? A resposta está em exercitar a Palavra, ou seja, obedecer o que está escrito na Bíblia. Abraçar a fé inteligente significa frequentar a Igreja, orar, jejuar, colocar em prática tudo o que aprende.

Com certeza, depois de fazer isso, você nunca mais precisará dos conselhos de ninguém, a não ser dos de Deus (e dos que são dEle).

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury/ Foto: Fotolia