Rede aleluia
Por que é tão difícil falar sobre dinheiro no relacionamento?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 17 de Setembro de 2021 - 00:19


Por que é tão difícil falar sobre dinheiro no relacionamento?

O assunto foi abordado no programa The Love School – A Escola do Amor, do último sábado (11). Veja

Por que é tão difícil falar sobre dinheiro no relacionamento?

O programa The Love School – A Escola do Amor, exibido no último sábado, pela Record TV, explicou por que é tão difícil para alguns casais falar sobre dinheiro no relacionamento.

Para o apresentador Renato Cardoso é cada vez mais raro encontrar casais que unem os ganhos e as contas. Que não fazem separação do dinheiro que ganham, mas juntam tudo em único pacote, porque tudo é do casal.

Afinal, de acordo com a apresentadora Cristiane Cardoso não dá para haver um relacionamento onde cada um tem a sua parte. “Eu entendo por que muitas pessoas fazem isso. Elas já tiveram problemas em relacionamentos passados, abusaram da boa vontade delas… A pessoa foi lá e gastou, colocou a família em dívida, então, elas pensam assim: ‘agora nunca mais eu vou juntar’”, pondera.

Falta de confiança é a raiz do problema

No entanto, de acordo com os apresentadores, essa dificuldade que muitos casais têm em falar dinheiro tem origem na falta de confiança dentro do relacionamento.

“Quanto mais confiança no relacionamento, mas os dois vão ter o dinheiro em comum. Quanto menos confiança, mais separação no dinheiro. Ou seja, a falta de confiança traz a separação do dinheiro, a separação do dinheiro traz mais desconfiança”, destaca Renato.

Veja abaixo 3 dicas dos apresentadores para auxiliar os casais que estão enfrentando dificuldades de como lidar com o dinheiro na relação:

1 – Casais inteligentes têm tudo para serem ricos

Por serem duas pessoas, os esforços são dobrados e os problemas divididos. Sendo assim, vocês terão todas condições e capacidades para obterem mais sucesso financeiro. Se tiverem filhos, especialmente, na fase da adolescência, vocês podem ensiná-los a somar nas finanças da casa, sugere Renato.

“Se vocês pensarem, se usarem a inteligência e o quanto vocês têm para juntos somarem – e isso refletir no saldo bancário de vocês – vocês vão arrebentar!”, garante. Pode não ser da noite para o dia, mas, com uma parceria a longo prazo, com duas pessoas se esforçando, trabalhando, não há dúvidas de que irão crescer financeiramente.

2  – Vejam-se como sócios de uma empresa

Numa empresa, cada um tem o seu papel, cada um tem o seu ponto forte. Não adianta a pessoa que é boa nas finanças querer fazer vendas, por exemplo. Da mesma forma, dentro do casamento, cada um tem o seu papel e deve focar nele, e nunca deve diminuir o outro por não fazer o mesmo papel que você.

“Em uma empresa ninguém faz o mesmo papel necessariamente, muitos fazem papeis diferentes que se complementam. É assim que deve ser conduzido um casamento”, ensina Renato. Além disso, ele destaca que nenhuma empresa sobrevive sem organização, sem controle financeiro e sem planejamento. Então, o casal precisa ter isso na sua vida financeira.

3 – Dinheiro é expressão de confiança

O dinheiro só troca de mãos quando você confia na outra pessoa. Quando você vai comprar qualquer coisa em qualquer lugar, seja produto ou serviço, é porque você confia que o produto que está levando vale a pena.

De acordo com o apresentador, o problema do dinheiro, muitas vezes, são sintomas de uma doença mais profunda: a falta de confiança. Então, é preciso resolver o que está minando a confiança de vocês para que os problemas financeiros sejam resolvidos.

Veja no vídeo abaixo, quais são os maiores erros dos casais na administração do dinheiro, de acordo com a especialista em finanças, Patricia Lages:

Clique aqui e assista ao programa na íntegra.


Por que é tão difícil falar sobre dinheiro no relacionamento?
  • Jeane Vidal / Foto: Istock e Reprodução 


reportar erro