Por que Deus nos deu pai e mãe?

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, durante a bênção aos pais e filhos

Imagem de capa - Por que Deus nos deu pai e mãe?

Durante reunião no Templo de Salomão, no domingo último (11), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre a relação entre as gerações de pais e filhos e o que uma pode aprender e se beneficiar com as experiências de vida da outra.

Por que Deus nos deu pai e mãe?

Ao abordar de uma forma mais ampla essa questão, inicialmente, o Bispo comentou que quando olhamos para a história da humanidade, percebemos que colhemos o que os nossos antepassados plantaram. A exemplo das invenções e soluções que os nossos pais trabalharam para criar e deixar disponível para as gerações futuras.

“Hoje, temos muitos tratamentos médicos, muitas vacinas, muitos remédios (…) a ciência avançou e nós nos beneficiamos disso. Assim como na tecnologia, na construção, nos transportes, na comunicação. Hoje, nós estamos muito à frente do que os nossos antepassados de 100 anos, 300 anos ou mil anos atrás”, disse.

Em seguida, o Bispo explicou a questão no âmbito familiar.

“Deus nos deu mãe e pai para que nós venhamos aprender e nos beneficiar dos erros que eles cometeram, dos aprendizados que eles tiveram na vida, para não precisar repetir esses erros (…) Mas, no que diz respeito à família, há um espírito contrário, que faz o filho pensar ‘quero seguir a minha vida e cometer os meus erros’. Há uma resistência em aprender o que o pai e a mãe estão querendo ensinar. E isso é uma grande burrice da parte dos filhos (…) O filho inteligente ouve os pais. Porque Deus nos deu pai e mãe para nos ensinar, nos poupar das dores desnecessárias de cometer os próprios erros”, declarou.

Exemplo e educação 

Cristiane, então, destacou que muitos filhos têm dificuldade em perceber isso porque eles veem os pais fazendo justamente o que falam para o filho não fazer. O exemplo é muito importante, mas também cabe ao filho entender quando aquele exemplo serve para aprender com o erro e não cometê-lo de novo.

“Às vezes, o pai está ali vivendo as consequências das escolhas erradas que fez. Quando ele fala para o filho ‘não faça o que eu faço, faça o que eu falo’, ele não quer que o filho viva as consequências destes erros. Eu sei que o exemplo é muito importante e os pais precisam se atentar a isso. Mas, em relação a você, como filho, não pode só querer seguir o exemplo. Você tem que raciocinar ‘esse exemplo está errado; ‘eu vou aprender com esse erro’; ‘eu não vou errar também’, pontuou.

Além disso, tem também o lado dos pais que, muitas vezes, não veem a necessidade de educar ou evitam ensinar seus filhos.

“Não têm a paciência de sentar com o filho e educar. Realmente é trabalhoso. Você vai ensinar e, talvez, não vai ver o resultado imediato. Mas, você não pode desistir, assim como Deus não desiste de nós (…) Você quer o melhor para o seu filho e você é a melhor pessoa para ensinar. E se você não fizer isso, outras pessoas e outras instituições vão fazer”, concluiu.

Assista ao vídeo abaixo com a mensagem na íntegra:

Orientação para pais e filhos

Quer saber mais sobre o tema e receber orientação para o seu relacionamento familiar?

Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias.

Para outras localidades, clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images