Rede aleluia
Por que Deus nos deu pai e mãe?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 14 de Julho de 2021 - 17:37


Por que Deus nos deu pai e mãe?

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, durante a bênção aos pais e filhos

Por que Deus nos deu pai e mãe?

Durante reunião no Templo de Salomão, no domingo último (11), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre a relação entre as gerações de pais e filhos e o que uma pode aprender e se beneficiar com as experiências de vida da outra.

Por que Deus nos deu pai e mãe?

Ao abordar de uma forma mais ampla essa questão, inicialmente, o Bispo comentou que quando olhamos para a história da humanidade, percebemos que colhemos o que os nossos antepassados plantaram. A exemplo das invenções e soluções que os nossos pais trabalharam para criar e deixar disponível para as gerações futuras.

“Hoje, temos muitos tratamentos médicos, muitas vacinas, muitos remédios (…) a ciência avançou e nós nos beneficiamos disso. Assim como na tecnologia, na construção, nos transportes, na comunicação. Hoje, nós estamos muito à frente do que os nossos antepassados de 100 anos, 300 anos ou mil anos atrás”, disse.

Em seguida, o Bispo explicou a questão no âmbito familiar.

“Deus nos deu mãe e pai para que nós venhamos aprender e nos beneficiar dos erros que eles cometeram, dos aprendizados que eles tiveram na vida, para não precisar repetir esses erros (…) Mas, no que diz respeito à família, há um espírito contrário, que faz o filho pensar ‘quero seguir a minha vida e cometer os meus erros’. Há uma resistência em aprender o que o pai e a mãe estão querendo ensinar. E isso é uma grande burrice da parte dos filhos (…) O filho inteligente ouve os pais. Porque Deus nos deu pai e mãe para nos ensinar, nos poupar das dores desnecessárias de cometer os próprios erros”, declarou.

Exemplo e educação 

Cristiane, então, destacou que muitos filhos têm dificuldade em perceber isso porque eles veem os pais fazendo justamente o que falam para o filho não fazer. O exemplo é muito importante, mas também cabe ao filho entender quando aquele exemplo serve para aprender com o erro e não cometê-lo de novo.

“Às vezes, o pai está ali vivendo as consequências das escolhas erradas que fez. Quando ele fala para o filho ‘não faça o que eu faço, faça o que eu falo’, ele não quer que o filho viva as consequências destes erros. Eu sei que o exemplo é muito importante e os pais precisam se atentar a isso. Mas, em relação a você, como filho, não pode só querer seguir o exemplo. Você tem que raciocinar ‘esse exemplo está errado; ‘eu vou aprender com esse erro’; ‘eu não vou errar também’, pontuou.

Além disso, tem também o lado dos pais que, muitas vezes, não veem a necessidade de educar ou evitam ensinar seus filhos.

“Não têm a paciência de sentar com o filho e educar. Realmente é trabalhoso. Você vai ensinar e, talvez, não vai ver o resultado imediato. Mas, você não pode desistir, assim como Deus não desiste de nós (…) Você quer o melhor para o seu filho e você é a melhor pessoa para ensinar. E se você não fizer isso, outras pessoas e outras instituições vão fazer”, concluiu.

Assista ao vídeo abaixo com a mensagem na íntegra:

Orientação para pais e filhos

Quer saber mais sobre o tema e receber orientação para o seu relacionamento familiar?

Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias.

Para outras localidades, clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.


Por que Deus nos deu pai e mãe?
  • Redação / Foto: Getty Images 

  • Colaborador: 

  • Michele Roza


reportar erro