Por que casais que estão juntos há tanto tempo se divorciam?

Cantor se divorcia após 21 anos de matrimônio

Imagem de capa - Por que casais que estão juntos há tanto tempo se divorciam?

O cantor Lindsey Buckingham (71), da banda Fleetwood Mac, anunciou essa semana o divórcio da fotógrafa Kristen Messner (50), com quem estava casado havia 21 anos. De acordo com o que foi divulgado pela imprensa, o casal agora tem “diferenças de interesses”.

Embora não tenham entrado em detalhes sobre os motivos que os levaram à separação, o cantor declarou:

“Quando duas pessoas estão juntas e as coisas não estão dando certo, não é realmente fácil explicar que parte do relacionamento tem que mudar. Muitas vezes, não funciona porque há pequenas coisas que se somam ao longo do tempo e então as pessoas envolvidas percebem que não têm mais muito em comum. Eu acho que esta é uma maneira muito honesta de descrever essas relações, pode ser triste, mas inspirador ao mesmo tempo.”

O acúmulo de problemas

Embora não haja nada de “inspirador” em um divórcio, de fato, o cantor acerta ao dizer que muitos casamentos são prejudicados pelo acúmulo de problemas. É o que explicam os escritores Renato e Cristiane Cardoso no livro “Casamento Blindado 2.0 – O Seu Casamento À Prova de Divórcio”.

De acordo com ele, ao menor sinal de qualquer problema, o casal deve conversar, encontrar as razões pelas quais esse problema existe e buscar uma solução. Adiar pequenos transtornos não os resolverá. Ao contrário: os pequenos problemas somam-se, crescem e se transformam em grandes problemas.

“Na primeira oportunidade, vocês devem se reunir e iniciar a comunicação para expor o problema. Já que terá que ser resolvido cedo ou tarde, melhor cedo, porque tarde poderá ter aumentado. Então aja rápido”, orienta o livro.

De acordo com o casal, que há anos trabalha com aconselhamento matrimonial, “geralmente, quando surgem problemas, ambos se afastam, evitando resolver os conflitos. Acham que o adiamento da discussão supostamente resolverá alguma coisa”. Porém, o casal, “no afã de não se chatear, de querer ficar bem, evita falar sobre o assunto e erra tentando adiar ou rapidamente contorná-lo”.

Se você tem um problema em seu casamento, não importando o tamanho dele, converse hoje mesmo com seu cônjuge. Caso haja alguma dificuldade em iniciar ou progredir com essa conversa, participe, nesta quinta-feira, da Terapia do Amor. Na palestra são ensinadas ferramentas para que um diálogo produtivo seja realizado pelo casal. Clique aqui e saiba quando e onde participar.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Reprodução Instagram @lindseybuckingham