Pessoas solitárias são mais nostálgicas

Isso pode atrapalhar na vida amorosa. Você se sente assim?

Imagem de capa - Pessoas solitárias são mais nostálgicas

Pesquisa publicada na revista científica Nature Communications indica que o cérebro de pessoas solitárias é mais apegado a lembranças do que o cérebro de pessoas que possuem amigos.

Os cientistas estudaram as conexões cerebrais de 40 mil adultos e o comportamento deles. Para isso foram utilizados exames de imagens, dados genéticos e avaliações psicológicas.

Conforme os resultados mostram, a área do cérebro responsável por lembranças e pensamentos sobre outras pessoas possuem ligações mais fortes, o que demonstram que são mais utilizadas pelo órgão.

De acordo com os cientistas, esses dados mostram que pessoas solitárias tendem a se tornar mais nostálgicas, relembrando eventos sociais dos quais participaram e pessoas com quem estiveram. Elas também imaginam mais, sendo quase sempre eventos sociais e atividades com outras pessoas.

O problema é que, vivendo o passado ou a imaginação, as pessoas também tendem a ser menos felizes.

Contradição dos solteiros

O fato de não estarem felizes sozinhas e estarem sempre pensando em companhia faz com que muitas pessoas acreditem que a felicidade poderá ser encontrada em um namoro ou casamento. O que não é verdade. Se a pessoa está infeliz sozinha ela será incapaz de ser feliz em um relacionamento. É o que explica o Bispo Renato Cardoso:

“Ninguém consegue fazer alguém feliz totalmente. A pessoa tem que estar curada das suas infelicidades e buscar a sua felicidade sozinha. Ela tem que estar bem sozinha. Ela e Deus. Porque, se ela condicionar sua felicidade a outra pessoa, ela vai sugar as energias das outras pessoas. Ela vai responsabilizar a outra pessoa pela sua felicidade ou infelicidade. Ou seja: ela vai ser insuportável”.

De acordo com a palestra dada durante a primeira Terapia do Amor de 2021, pessoas gostam de estar com pessoas que já são felizes. A infelicidade afasta qualquer tipo de relacionamento, inclusive amizades.

Aliás, o Bispo ressaltou que, pelo menos, 70% dos casais são apresentados por amigos. Ou seja: quem não investe em amizades está fechando portas para relacionamentos. O ideal é que a pessoa se acerte consigo mesma. Assim, poderá construir as amizades e, consequentemente, um bom casamento.

Como ser feliz sem outras pessoas

Sendo que o primeiro passo é estar feliz consigo mesmo, é necessário aprender a ser feliz independentemente de companhia. E, para alcançar essa verdadeira felicidade, só existe um caminho: o Espírito Santo.

“A única forma de isso acontecer é tendo o Espírito Santo dentro de você”, explicou o Bispo. “O primeiro fruto do Espírito Santo é paz, alegria. O Espírito Santo faz uma pessoa ser alegre interiormente”.

A pessoa que possui em si o Espírito Santo não sofre lembrando o passado ou imaginando como seria sua vida se tivesse alguém para lhe fazer feliz. Ela já é feliz.

“Você tem que fazer do Espírito Santo o foco da sua vida para você se tornar feliz consigo mesmo. Quando você estiver feliz – independentemente do marido, da mulher, independentemente de estar com alguém ou não – você vai ser como aquela flor no jardim que floresceu num dia ensolarado. O sol está brilhando, ela está sorrindo ao sol e a abelha vem até ela”.

Quer se tornar essa pessoa feliz consigo mesma e, a partir daí, construir um relacionamento. Então participe da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Clique aqui para saber local e horário.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images