Paraná recebe ajuda humanitária após tornado devastar cidade

Com o apoio de 85 voluntários, quase 2 mil pessoas já foram beneficiadas em Rio Bonito do Iguaçu

Imagem de capa - Paraná recebe ajuda humanitária após tornado devastar cidade

Os programas sociais da Igreja Universal mobilizaram voluntários de Guarapuava e Laranjeiras do Sul para distribuir alimentos, roupas, água, cobertores e kits de higiene às famílias atingidas pelo tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Além do apoio material, a iniciativa oferece assistência emocional, importante neste momento em que muitas pessoas perderam tudo.

Na última sexta-feira (7), fortes tempestades atingiram o Paraná devido ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, o que deu origem a um ciclone extratropical. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), três tornados foram confirmados no estado naquele dia, com ventos que chegaram a 330 km/h, classificados como F3 na Escala Fujita, o que explica o grau de destruição registrado.

Com quase 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu teve 90% das suas edificações urbanas danificadas. Diante do cenário de calamidade, uma tenda foi instalada para acolher os moradores e servir como ponto de apoio. Até o momento, a mobilização já beneficiou 1.825 pessoas, com a entrega de mais de 360 kg de alimentos, quase 2 mil cestas básicas, 4 mil garrafas de água, 500 kits de limpeza, mil kits de higiene, 300 cobertores, mais de 750 pares de calçados e 3,5 mil peças de roupas, entre adultas e infantis. Além disso, também foram distribuídos 250 kg de ração para os animais que ficaram desabrigados ou feridos. A ação conta com o empenho de 85 voluntários dos programas sociais da Universal.

Segundo Misael Silva, Bispo responsável pela Universal no Paraná, a principal motivação da ação é o amor ao próximo e o compromisso com o cuidado integral de todos: “A situação da cidade é de muita dor. Muitos estão feridos, desesperados, perderam familiares, casas e bens. Além da ajuda material, essas pessoas precisam de acolhimento. Nosso trabalho será constante”.

As ações seguirão nos próximos dias para prestar apoio a todas as famílias afetadas pelo ciclone, levando donativos, conforto e fé.

imagem do author
Colaborador

UNIcom / Fotos: Cedidas - Universal Paraná