Para quem devemos olhar

Em uma de suas obras literárias, o Bispo Edir Macedo traz a inspiradora história de Abraão

Imagem de capa - Para quem devemos olhar

O livro A Fé de Abraão, escrito pelo Bispo Edir Macedo, traz em suas 104 páginas reflexões sobre a história de um dos heróis da Fé. A obra, publicada pela editora Unipro, foi lançada em 2015 e está disponível também em e-book. A versão digital conta com tradução em inglês e espanhol.

Quem foi Abraão
Abraão foi o homem que iniciou a Fé genuína ao Deus Único e provou as promessas de Deus em sua vida, tornando-se pai de uma grande nação. Porém, antes que tudo se cumprisse, ele passou por momentos de provas e frustrações, mas nunca negou ou desobedeceu ao Senhor. Ele manteve a Fé inabalável de que realizaria os seus sonhos.

Seu maior objetivo era ter um filho, mas sua esposa, Sara, era estéril e tinha idade avançada, o que frustrou seu sonho. Certo dia, no entanto, Deus se apresentou a ele e prometeu que ele teria uma grande nação como descendência: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” (Gênesis, 12.2).

O Livro
O objetivo do livro é mostrar como cada pessoa deve manter a sua Fé e usá-la como alicerce em sua vida diante dos acontecimentos e eventuais problemas. Quando a Fé está assentada em uma base sólida, como é a Palavra de Deus, ela tem qualidade e promove resultados na vida. Entretanto a falta dessa qualidade é o principal motivo pelo qual a maioria dos religiosos não obtém bons resultados práticos.

Afinal, a vida depende da Fé, mas se a fé é desqualificada, assim será a vida.

Abraão foi o primeiro a receber as promessas de Deus com juramentos. Por meio de sua coragem e audácia, ele materializou a Fé e se tornou um exemplo, a ponto do próprio Senhor afirmar “olhai para Abraão…” (Isaías 51.2), em uma demonstração de que a crença e a obediência de Abraão são fontes de inspiração para aqueles que buscam fortalecer a Fé.

O chamado de Abraão
Abraão foi eleito no coração de Deus, Ele o chamou, como está claro na passagem de Gênesis, capítulo 12, versículo 1: “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”

No livro, o Bispo Edir Macedo explica que esse seria o primeiro teste de Deus para Abraão. “Ele teria de sair da sua terra pagã, da sua parentela pagã, e da casa pagã do seu pai e deixar sua terra natal, suas propriedades, seus costumes, seus amigos, enfim, deixar tudo para trás. Sua entrega a Deus significava a separação do seu mundo.”

Deus precisava que ele estivesse longe de toda influência e de todas as opiniões para que vivesse unicamente dependente da Fé e da promessa dEle. “Por outro lado, sair pelo deserto em direção a uma terra indefinida, sem mapa e sem pista, era realmente um desafio à sua crença”, escreve.

A ousadia de Abraão de ir para um lugar desconhecido é um grande ensinamento para os cristãos. “Quem quiser segui-Lo não precisa saber para onde: basta confiar na Sua liderança. O cristão vive pela Fé, isto é, na certeza de que Deus vai fazer exatamente o que prometeu”, salienta o Bispo na obra.

Se o cristão quer colher os frutos da Fé de Abraão, precisa pagar o preço que ele pagou. “Podemos admirar a grandeza de Fé e seus resultados na vida de Abraão durante seus cem anos de comunhão com Deus, mas não podemos esquecer que a sua primeira atitude foi sua obediência irrestrita, quando deixou sua terra”, completa.

para quem devemos olhar

Aprendizado
O fotógrafo gaúcho Arilson Pitta, (foto à dir.) de 22 anos, conta que o livro o ajudou a compreender a importância da perseverança: “Abraão esperou 25 anos para ter o filho dele. Às vezes, nós queremos as coisas de Deus de forma muito imediata e nos frustramos.” Segundo ele, a leitura também lhe proporcionou outro aprendizado: “Abraão confiou em Deus mesmo sem ter visto um milagre. A raiz de tudo é a confiança em Deus.”

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Divulgação e cedida