Para onde o adolescente deve olhar?

Em uma fase marcada por descobertas, curiosidades e conflitos, encontro promovido pelo FTU Boys com o tema Levanta os teus olhos deixa lições para a vida toda

Imagem de capa - Para onde o adolescente deve olhar?

Mais um encontro do FTU Boys, promovido pelo Força Teen Universal (FTU), aconteceu no dia 13 de junho. O evento mensal, voltado para os garotos de 11 a 14 anos, aborda assuntos pertinentes à idade em uma linguagem acessível e ensinamentos espirituais. Desta vez, a Igreja anexa ao Templo de Salomão, na rua Carlos Botelho, 459, no bairro do Brás, tornou-se ponto de encontro dos adolescentes. A palestra, com o tema Levanta os teus olhos, foi conduzida pelo Bispo Júlio Freitas e pôde ser acompanhada em todo o Brasil por videoconferência.

Logo no início da reunião, o Bispo explicou que, independentemente da idade, os participantes estavam tendo a oportunidade de conhecer a Verdade por meio da Palavra de Deus. Quanto aos dilemas que todos precisam enfrentar, ele citou que a Fé precisa estar bem alicerçada. “Imagine se seu pai ou sua mãe, que são autoridades máximas para você, se opusessem à sua Fé. Você continuaria crendo e buscando a Deus?”, questionou o Bispo, que continuou: “falo por experiência própria. Assumi Jesus quando tinha 14 anos e meu pai se opôs à minha Fé, mas eu estava decidido, pois já conhecia a Verdade, que é o fato de Jesus ter dado a vida por mim. Eu cobrava de mim mesmo porque queria dar testemunho para Deus da minha Fé.”

CEDO DEMAIS?
O Bispo alertou que não se pode cometer o erro de pensar que se é muito jovem para assumir uma postura espiritual. “Talvez seu erro seja os outros precisarem ficar apoiando, motivando, empurrando, cobrando você ou talvez você espere que seus problemas sejam resolvidos. Você quer trocar com Deus sua Fé, obediência e entrega por bênçãos e não funciona assim. Foque no que é certo. Não que você não vá desfrutar da adolescência, mas não com coisas banais que não enriquecem nem sua Fé nem sua educação ou sua personalidade.”

VISÃO ASSERTIVA
Os versículos de Salmos 101.1-3 serviram para meditação: “Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, Senhor, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam (…)”. Em relação a isso, o Bispo esclareceu que “esse caminho reto não é só quando se está na Igreja”, mas em qualquer lugar. “Você e eu sempre vamos ter a oportunidade de escolher e nos portamos corretamente ou erroneamente, inteligentemente ou ignorantemente. Não coloque coisas más diante dos seus olhos. É você quem escolhe colocá-las. O computador e a TV não se ligam sozinhos. É você quem escolhe o que vai estar diante dos seus olhos”, disse.

A segunda parte do encontro foi conduzida pelo Pastor Walber Barboza, que está à frente do trabalho no FTU. “O tema do encontro é ‘levanta os teus olhos’ e o diabo, ao tentar o Senhor Jesus, como você pode ler no Evangelho de Mateus 4.9, o levou a um monte bem alto e, de lá, lhe mostrou os reinos da terra e disse: ‘(…) tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.’. Ele levou Jesus bem alto para que Ele olhasse para cima ou para baixo?”, perguntou o Pastor, que acrescentou “se você olhar para a terra, nunca vai chegar aos céus. Então, siga os passos de Jesus.”

OPORTUNIDADE
Trazido por sua mãe, a professora Michele Lima de Oliveira, de 39 anos, Victor Lima de Paula, de 13 anos, foi um dos adolescentes que participaram do FTU Boys. Michele observou que os encontros contribuem para a formação espiritual e o desenvolvimento do filho. “Ele não era uma pessoa dedicada a ler a Bíblia, literaturas e, agora, está aprendendo sobre a importância de ter comunhão com Deus.” Ela, que está há 38 anos na Universal, se tornou voluntária do FTU. “O FTU abriu minha mente para coisas e situações em que, como mãe, eu agia de forma errada e achava que se pegasse no pé estaria ajudando. Como sou professora dessa faixa etária, também me deparava com muitas dificuldades e fazer esse trabalho tem me ajudado muito.”

Já o autônomo Jeferson Pereira Belini, de 33 anos, acompanhou o filho Gabriel Pereira Belini, de 14, no encontro do FTU Boys pela primeira vez. “Como pai, saí me sentindo uma pessoa melhor, disposto a ser mais parceiro dele e o maior incentivador para que continue em uma crescente e se torne um jovem e um homem de Deus”, disse. Jeferson conta que conheceu a Universal aos 14 anos, mas abandonou a fé e só retornou à Igreja há dois anos.

Gabriel explicou como os encontros o ajudam: “as reuniões só têm feito bem a mim e a minha vida espiritual. Ajudo minha família, tenho respeito com os mais velhos e com o próximo.”

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Guilherme Branco