Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 15 de janeiro de 2019 - 09:36


Palestra conscientiza detentas sobre câncer de colo do útero e seu precursor, o HPV

Grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado de Minas Gerais reuniu 100 mulheres em unidade de Governador Valadares. Saiba mais

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres do Brasil.

Para ir de encontro com essa realidade, recentemente, o grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado de Minas Gerais organizou uma palestra direcionada às internas do Presídio Santos Dumont, em Governador Valadares, interior mineiro, para abordar o tema “Câncer de colo do útero e seu precursor, o HPV”.

A ação durou cerca de 1 hora e 100 detentas estiveram presentes. O objetivo do encontro foi mostrar para as participantes que o nosso corpo é Templo do Espírito Santo. E que, sobretudo, o cuidado com o corpo físico nos traz saúde e, respectivamente, vida.

Na oportunidade, todos os ensinamentos – tais como, sintomas, causas e tratamentos – foram ministrados pela voluntária e médica ginecologista Marinês Rodrigues. Durante o encontro, além de aprenderem mais sobre essas doenças, todas as internas tiveram um espaço para sanar suas dúvidas e questionamentos.

O valor da mulher

Acima de tudo, o momento serviu também para abrir os olhos espirituais das internas. Segundo o Pastor Cristiano Santos, atual responsável pelo grupo UNP local, apesar do foco da ação ser a conscientização sobre o câncer de colo do útero e o HPV, o evento também teve outro viés.

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis” Provérbios 31.10

Por meio do versículo acima, as participantes perceberam o quão são valiosas, pois muitas estão desacreditadas sobre o seu valor como mulher. “Há aquelas que são abandonadas, esquecidas pelos familiares, ficam longe dos filhos e estão entregues. E um evento como esse traz um alento, um aprendizado, um carinho, atenção e, primordialmente, o conforto espiritual”, concluiu o Pastor Cristiano.

Ao final da palestra, o grupo UNP ofereceu orientação espiritual e orações ministradas pelos pastores e esposas presentes. Posteriormente, foi servido um café da tarde para todas as participantes.

Quer saber mais sobre as ações que o grupo UNP realiza no País e em todo o mundo? Então, clique aqui. Você também pode ser um voluntário. Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e se informe com o Pastor local.


  • Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo UNP de Governador Valadares 


reportar erro