Pais, fiquem atentos: Disney lança desenho ambientado na bruxaria e no inferno

“The Owl House” traz uma temática sombria em tom de “diversão e entretenimento”

Imagem de capa - Pais, fiquem atentos: Disney lança desenho ambientado na bruxaria e no inferno

A Disney lançou em seu canal oficial, neste mês, nos Estados Unidos, um desenho animado que incentiva as crianças a gostarem da ideia de bruxaria. Trate-se do “The Owl House” (“A Casa da Coruja”, do inglês). No enredo, uma adolescente humana chamada Luz entra em um portal que dá acesso a um “reino dos demônios”. Não bastasse isso, Luz recebe a ajuda de Eda, uma “bruxa rebelde” – como explicou a própria Disney.

Isto não é mero entretenimento

Infelizmente, há pais cristãos que enxergam produções iguais à essa como simples “fantasia e diversão”. Porém, não podemos subestimar o poder de influência desse tipo de conteúdo na formação das crianças. Pois, por meio dessas produções, elas são preparadas para aceitar ideias malignas como algo positivo e inofensivo.

É o que esclarece a responsável pelo trabalho da Escola Bíblica Infantil (EBI) no Brasil, Andrea Villas Boas: “Na infância, as crianças se identificam muito com desenhos animados, pois é algo que aflora a imaginação lúdica. Elas acabam se identificando com seus personagens favoritos, e, às vezes, até os imitam. Assim, esse tipo de desenho em questão é prejudicial. Porque, mostra que o mau, na verdade, não é tão mau assim, colocando-o como um herói, um amigo fiel, que pode até ajudar a criança quando ela precisa. Esses tipos de conteúdo acabam despertando na criança o interesse em conhecer mais sobre esse mundo sombrio, que nós sabemos, por meio da Palavra de Deus, que não tem nada de bom”.

Só para ilustrar, a Bíblia diz claramente que não podemos nos envolver com bruxaria: “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaías 8:19-20

Desse modo, é importante saber filtrar os conteúdos que alimentam os pensamentos: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão bramando, buscando a quem possa tragar.” 1 Pedro 5:8.

A importância dos pais na educação das crianças

Diante deste cenário, vale ressaltar que os pais precisam se aproximar constantemente dos filhos: “Acredito que os pais devem acompanhar sempre o que seus filhos assistem, o que eles leem, o que eles ouvem, principalmente através da internet. Ou seja, interessar-se pelos interesses dos filhos. Descobrir o tipo de desenho ou assunto que eles gostam. Também é importante a orientação, por parte dos pais, com o uso de fundamento bíblico sobre o que é prejudicial ou não”, acrescenta Andrea.

The Owl House” ainda não chegou ao Brasil. Contudo, há outros conteúdos espalhados pelas mídias que merecem, igualmente, a atenção dos pais.

(*) Com informações do portal de notícias CBN News.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz (*) / Foto: Reprodução Disney Channel/Youtube