Os riscos dos aquecedores
Mau uso dos equipamentos tradicionais e improvisos arriscados causaram mortes de famílias inteiras neste inverno. Confira quais precauções tomar
Notícias recentes de pessoas que morreram por causa de mau funcionamento ou mau uso de aquecedores convencionais ou improvisados alertaram para os riscos de esquentar o ambiente de forma mecânica em dias frios.
Em maio, sete pessoas de uma família de Santa Catarina, em viagem ao Chile, morreram envenenadas por monóxido de carbono em um apartamento. Essa foi a mesma causa das mortes de um empresário e a filha dele em Campos do Jordão, em São Paulo, e de uma família no ABC paulista. Em Guarulhos, também no Estado de São Paulo, um casal e seu bebê morreram ao tentar se aquecer com uma churrasqueira a carvão dentro de casa.
O envenenamento por monóxido de carbono (CO) é causado pela queima e combustão em locais fechados, quando o ar interno não é renovado. O fogo precisa consumir oxigênio para estar aceso e, com isso, produzir esse gás, que é tóxico. Quando aspirado, ele impede a oxigenação das células do corpo, segundo informativo do Corpo de Bombeiros e do Instituto de Criminalística do Paraná, Estado com cerca de oito acidentes fatais com aquecedores por ano.
Perigo
Por falta de informação, durante o uso de aquecedores, as pessoas fecham a casa toda para que a friagem não entre pelas frestas, mas isso constrói uma verdadeira “estufa de CO”. O monóxido de carbono pode matar em apenas 180 minutos, sem que a pessoa perceba que está morrendo, sobretudo se estiver dormindo – ela não acorda com falta de ar ou algo parecido.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina as regras para a instalação e o uso seguro desses aparelhos, mas usuários e instaladores as ignoram. A Câmara Municipal de Curitiba, recentemente, exigiu maior atenção quanto ao assunto, pois a Associação de Instaladores de Aquecedores a Gás local divulgou que 90% dos aparelhos instalados na cidade não estão de acordo com as regras da ABNT. A capital paranaense é tida como a mais fria do Brasil. Seja em Curitiba, seja em qualquer outra cidade fria do País, vale tomar todos os cuidados possíveis na hora de aquecer o ambiente e se proteger do frio.

English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo