Os problemas revelam quem somos

Confira os aprendizados da Terapia do Amor (TdoA) do dia 23 de novembro

Imagem de capa - Os problemas revelam quem somos

O que você faz com os problemas que surgem em sua vida? Você consegue extrair alguma lição deles? Você consegue perceber um padrão neles? Você sabia que eles podem dizer muito ao seu respeito? Durante a Terapia do Amor (TdoA), do dia 23 de novembro, o casal Bispo Renato e Cristiane Cardoso falou sobre o tema, no Templo de Salomão.

Os problemas revelam o nosso interior:

O Bispo Renato ensinou: “quando olhamos para os problemas das pessoas, podemos, claramente, enxergar isso: que foi ruim, mas, também, foi bom. ‘Ruim’ porque, obviamente, ninguém gosta de passar por dificuldades. Mas ‘bom’, porque os problemas ajudaram a trazer para fora o que havia de bom dentro (como também ajudaram a trazer o que estava mal, que não sabemos ao nosso respeito, mas foi revelado). O problema revelou o que estava dentro. E quando foi revelado, pôde ser resolvido. Nenhum problema da alma fica encoberto quando você se casa, pois quando você se casa, o seu cônjuge ajuda a perceber isso”.

É importante ter sensibilidade para ouvir Deus nos problemas:

Para exemplificar, Cristiane compartilhou uma experiência pessoal: “quando você tem um problema, você só olha o problema. Lembro-me que eu tinha um problema com o meu filho. Eu sempre pedia a Deus. Mas meu filho só piorava com o tempo e eu estava ficando muito triste, me sentindo fracassada como mãe. Aquilo estava me frustrando. E, por muitos anos, fiquei dizendo que iria mudar. Até que um dia, Deus me mostrou o que aquele problema estava revelando de mim. E eu tinha um problema de idealização. Tudo o que eu fazia era para ele chegar nesse lugar que eu tinha idealizado e ele não estava indo nesse caminho. Através do problema que eu passei com ele, Deus me mostrou que eu deveria fazer meu papel como mãe, mas não deveria idealizar, pois ele é outro ser humano”.

  • Desse modo, em vez de nos voltarmos para o exterior, é importante compreendermos que devemos olhar para dentro de nós mesmos. Assim, Deus poderá falar conosco o que precisamos melhorar ao nosso próprio respeito.

O que você deve fazer com o problema:

“Você pode passar por um problema e ser o seu testemunho ou passar por um problema e ser em vão. Assim tem sido com muita gente: elas não aproveitam o problema para aprender. Quando se tem um problema no casamento, a pessoa só quer olhar o erro dos outros. Use os problemas para permitir que Deus revele o que está errado com você”, orientou o Bispo Renato.

  • E, como complementou Cristiane, entender o que os problemas nos dizem ao nosso respeito e o que precisamos fazer é muito mais proveitoso do que desabafar ou se queixar sobre o que está acontecendo.
  • Um exemplo bíblico: em Êxodo 32, vemos que o povo hebreu não teve paciência para esperar Moisés retornar do Monte Sinai e, ainda, rejeitou Deus construindo um falso ídolo, um bezerro de ouro. Este episódio revela a ingratidão e a infidelidade daquele povo.

Terapia do Amor (TdoA):

As palestras da Terapia do Amor (TdoA) acontecem às quintas-feiras no Templo de Salomão (às 10h, 15h e 20h) e em toda a Universal (confira o endereço mais próximo aqui).

  • Você também pode assistir a este encontro e aos anteriores na plataforma Univer Video.

Série “O Revelador da Alma”, na TdoA:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: iStock, Reprodução