Rede aleluia
Optometrista:  você sabe o que ele faz?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 5 de Novembro de 2017 - 02:05


Optometrista: você sabe o que ele faz?

Conheça mais sobre as atribuições desse importante profissional da área da saúde

Optometrista:  você sabe o que ele faz?

Se você já precisou de óculos, com certeza já se questionou sobre a diferença entre os profissionais de optometria e oftalmologia. Qual deles está habilitado para prescrever as lentes certas para os seus óculos? O optometrista realiza a atenção visual primária, monitorando a reabilitação visual e prescrevendo soluções para os problemas de alterações visuais. Ele tem a função de realizar exames optométricos, recomendar auxílios ópticos, promover a educação em saúde visual, além de gerenciar óticas e clínicas de visão.

Augusto Cerda Faria, diretor de Relações Profissionais do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP), explica que identificar as alterações visuais é função do optometrista. “Ele vai cuidar da miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo e também realizará a triagem de outros problemas. Se um paciente chega com catarata, por exemplo, ele o encaminhará para o oftalmologista.”

A principal diferença entre os dois profissionais da saúde é o campo de atuação de cada um. Enquanto o optometrista cuida da prevenção, o oftalmologista cuida do tratamento de doenças. “O optometrista é da área da saúde e cuida da reabilitação visual em todos os níveis, enquanto o oftalmologista cuida das doenças do globo ocular. Existem ainda o ótico, responsável pela confecção dos óculos, e o contatólogo, que cuida da adaptação das lentes de contato”, reforça Cerda.

Habilidades

Então, respondendo à pergunta inicial, o optometrista é um profissional que também está habilitado para receitar óculos de forma segura e adequada. Entretanto, não está apto a fazer intervenções cirúrgicas, invasivas ou de caráter patológico, função exclusiva do oftalmologista. Segundo Cerda, na saúde pública mundial, a proporção é de cinco optometristas para cada oftalmologista.

Para se tornar um optometrista, o profissional precisa ter formação na área, o que inclui cursos técnicos, bacharelado em Optometria e pós-graduações. Dessa forma, estará habilitado para trabalhar em consultórios optométricos de caráter multidisciplinar, hospitais, clínicas e também em óticas, desde que elas tenham o equipamento necessário.

Função social

O optometrista desenvolve a função social da prevenção de alterações visuais em mais de 130 países, entre eles Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Guatemala e Brasil.

A optometria tem um impacto amplo no sistema social, pois acaba barateando o custo. “Se uma pessoa tem catarata, que causa uma cegueira evitável, e vai ao Sistema Único de Saúde (SUS), ela leva até 300 dias para passar por uma consulta. O optometrista pode agilizar o processo com a prevenção. A patologia, quando instalada, pode avançar gerando um prejuízo social enorme”, comenta Cerda.

Para ele, é necessário que os brasileiros entendam a real função do optometrista na prevenção da saúde. “Um país sem optometristas impede sua sociedade de ter acesso a uma saúde digna”, finaliza.


Optometrista:  você sabe o que ele faz?
  • Por Katherine Rivas / Foto: Fotolia / Arte: Eder Santos 


reportar erro