"Operação Fim da Linha” atua no combate à depressão entre usuários de transporte

Em média, 11,3% dos brasileiros dizem ter recebido diagnóstico da doença

A fim de ajudar no combate à depressão e ao suicídio, a ação “Operação Fim da Linha” acontecerá neste final de semana em mais de 1,1 mil localidades espalhadas pelo país. Voluntários realizarão um trabalho de conscientização e prevenção em aeroportos, estações de metrô e trem, pontos de ônibus, rodoviárias e semáforos.

Na região Norte, a operação também será realizada em estações fluviais.

“Sentia medo de morrer o tempo todo, mas pensava que a morte era a solução para todos os problemas”, relata a voluntária Laís Marcondes Rodrigues de Moraes, de 21 anos, que durante três anos sofreu com depressão.

Ela conta que cresceu em um lar estruturado e com a família muito unida, mas que, devido à separação dos pais quando ela tinha 11 anos, as coisas mudaram. “Criei complexos sobre mim mesma e me envolvi com certas amizades que me levaram a valores totalmente inversos do que eu havia aprendido em casa. De uma adolescente meiga, acabei me tornando triste e vazia”.

“É muito gratificante levar esperança para aqueles que pensam que não têm mais jeito. Existe jeito sim, pois existiu para mim. Houve uma mudança radical em mim e hoje sou muito feliz”, finaliza.

Segundo a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, 11,3% dos brasileiros dizem ter recebido um diagnóstico médico de depressão. O relatório também apontou que, em média, a doença atinge mais indivíduos do que a diabetes (9,1%), doença crônica considerada muito comum.

A campanha conta com o apoio de cerca de 10 mil voluntários e visa alcançar pessoas, sobretudo seus amigos e familiares, que sofrem com depressão e ansiedade. A iniciativa é do programa social Depressão Tem Cura, que trabalha em prol da saúde emocional da população.

Os voluntários prestarão atendimento, darão apoio emocional e distribuirão folhetos informativos e exemplares do livro “Eu venci a Depressão”, escrito pela médica Eunice Higuchi.

A ação acontecerá, ainda, no Japão e em Portugal.

Instituído em 2018, o Depressão Tem Cura é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Em 2021, através de suas ações, levou apoio emocional a 1,2 milhão pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom