Obediência à Palavra é a chave para receber o Espírito Santo
Mensagem destaca a fé racional, a prática da Palavra e a decisão consciente de obedecer a Deus
Durante a meditação matinal transmitida nesta terça-feira, 27 de janeiro, o Bispo Edir Macedo destacou que a fé cristã verdadeira não está baseada apenas no saber, mas sobretudo na obediência consciente à Palavra de Deus.
Segundo ele, ao longo dos anos, muitas pessoas foram orientadas e instruídas nas Escrituras, porém nem todas experimentaram o agir do Espírito Santo, justamente por não colocarem em prática aquilo que aprenderam.
Há uma diferença entre conhecer e obedecer
De acordo com o Bispo, não é necessário conhecer toda a Bíblia para receber o Espírito Santo. Nesse sentido, “você não precisa necessariamente conhecer toda a Bíblia, toda a Palavra de Deus, para entender o que você deve fazer para receber o Espírito Santo”, afirmou.
Além disso, ele reforçou que não é exigido que a pessoa seja um teólogo ou alguém profundamente instruído nas Escrituras. Conforme destacou, “o pouco que você já tem conhecimento já é suficiente para você receber o Espírito Santo”.
No entanto, ele chamou a atenção para uma diferença fundamental entre conhecer e obedecer. Segundo explicou, há pessoas que possuem vasto conhecimento bíblico, frequentam a igreja há décadas, mas, ainda assim, não receberam o Espírito Santo.
Isso ocorre porque, de acordo com ele, “a Palavra de Deus não é apenas para se tomar conhecimento, mas é para se aplicar, obedecer”.
O exemplo do perdão e da fé racional
Ao ilustrar esse ensinamento, o Bispo relatou o testemunho de um rapaz que participou recentemente de uma reunião na Universal da Alemanha. Ele enfrentava grande dificuldade para perdoar alguém que lhe havia causado dor. Ao compreender a mensagem bíblica, decidiu colocá-la em prática imediatamente.
Nesse contexto, o Bispo destacou um princípio espiritual essencial: o coração humano não pode ser a base da fé. “O coração é mau, é perverso, é enganador”, afirmou, citando as próprias Escrituras (leia Jeremias 17:9).
Por isso, ele explicou que a decisão de obedecer não deve se apoiar em sentimentos, mas na fé racional, que se manifesta por meio de atitudes.
“Quando eu decido obedecer, então eu estou provando a minha fé”, afirmou. Segundo ele, essa é a chamada fé inteligente, diferente da fé emotiva, que depende de emoções e sentimentos instáveis.
Jesus, o maior exemplo de obediência
Ao avançar na mensagem, o Bispo chamou a atenção para o maior exemplo de obediência já existente: o Senhor Jesus Cristo. Citando as Escrituras, ele destacou: “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência por aquilo que padeceu”.
Mesmo sendo Deus encarnado, Ele precisou aprender a obedecer para cumprir Sua missão. “Para que Ele pudesse ser o meu Senhor, Ele teve que obedecer”, explicou.
Ainda segundo o texto bíblico citado em Hebreus 5:9, foi justamente essa obediência que fez de Jesus “a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.
Por fim, o Bispo fez um alerta direto aos ouvintes, chamando-os à reflexão: “se o próprio Senhor obedeceu, quanto mais os seres humanos precisam obedecer para usufruir da salvação eterna e das promessas de Deus!”.
Assista à mensagem completa no vídeo abaixo:
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo