O temor a Deus e reflexões sobre novas leis na Indonésia

Código prevê prisão para quem trair ou espalhar "fake news", por exemplo. Entenda

Imagem de capa - O temor a Deus e reflexões sobre novas leis na Indonésia

A importância do temor a Deus é o que deve guiar a vida de quem deseja seguir a Jesus. Isso é muito importante, pois as leis do mundo mudam o tempo todo, mas a Palavra dEle não. Por exemplo, na Indonésia, um país oriental, um novo código penal começou a valer. Agora, lá é proibido por lei trair o marido ou a mulher e até morar junto sem casar. Quem fizer isso pode ser preso.

  • Muitas pessoas lá vão começar a se comportar bem só porque estão com medo da polícia ou da prisão. Mas será que é apenas esse medo que deve nos fazer agir corretamente?

Fazer o certo mesmo quando ninguém está olhando

É claro que ninguém quer ir para a prisão. Porém, o cristão precisa pensar de um jeito diferente. Não devemos evitar o erro apenas para não sermos castigados. Devemos fazer o que é certo porque amamos a Deus e queremos ser parecidos com Ele.

Imagine o jejum ou a oração. Nós não fazemos essas coisas por obrigação ou medo, mas porque Deus é o nosso Pai e queremos agradá-Lo. Fazer o bem porque é o certo a se fazer é um sinal de que estamos recuperando aquela amizade com Deus que começou lá no Jardim do Éden (Gênesis 1:3).

  • Está escrito: “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

O “não” de Deus é para o nosso bem

Deus nos dá mandamentos – como “não roubar” – não porque Ele quer tirar nossa liberdade, mas porque Ele quer nos proteger. Quando alguém rouba, todos sofrem, inclusive quem roubou. Por isso, as orientações da Bíblia servem para nos livrar das dores da vida (a terrena e a eterna).

A Bíblia diz em Efésios 2:10 que fomos criados por Deus para praticar boas obras. Isso significa que fazer o bem já faz parte do que devemos ser.

Obedecer com alegria e amor

Viver de forma limpa e cuidar da família são escolhas que protegem a nossa alma. Quando você ama a Deus de verdade, você faz o que é correto espontaneamente. Você não precisa de um policial por perto para ser honesto ou fiel, porque o Espírito Santo já mudou o seu coração por dentro.

As leis dos homens podem até mudar o comportamento por fora, mas só Deus transforma quem somos por dentro. Procure sempre ter a consciência limpa e agir por amor a Jesus e não apenas por medo de regras.

No vídeo abaixo, o Bispo Renato Cardoso ensina a respeito deste tema:

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock