O significado da oração do Pai Nosso

O que o Senhor Jesus quis nos ensinar quando deixou este modelo de oração? Descubra

Imagem de capa - O significado da oração do Pai Nosso

A oração do Pai Nosso é um dos trechos das Escrituras Sagradas mais conhecidos e é reproduzido até os dias de hoje (leia Mateus 6:9-13). Mas o Senhor Jesus não tinha a intenção de nos deixar um modelo de reza para ser repetida sem critério ou usá-la toda vez que quisermos falar com Deus.

Na verdade, Ele quis deixar um modelo de como devemos nos comunicar com o Pai Celestial. O Bispo Edir Macedo explica que ela mostra os três principais aspectos que uma oração deve ter: adoração, pedido e agradecimento.

A adoração

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”

Mateus 6:9

“A adoração enriquece a nossa humildade, mostra a sinceridade da nossa alma e dignifica, honra e exalta ainda mais o nosso Senhor. O Altíssimo é um Pai Santo, por isso Seus filhos também devem andar em santidade. Devemos reverenciá-lO e honrá-lO em nossas orações e em nosso viver”, ensina o Bispo.

O pedido

“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”

Mateus 6:10-12

Neste trecho, estão os principais pedidos para que o ser humano tenha uma vida feliz e completa: a Salvação, em primeiro lugar; o pão nosso, em segundo lugar (necessidades físicas e materiais); e perdão (além de perdoar quem nos ofende).

“A vontade Divina deve estar acima dos nossos interesses, pois o Altíssimo sabe o que é melhor para nós. Se pedirmos algo injusto, não seremos atendidos. Qualquer pedido que não tenha a finalidade de glorificar o Todo-Poderoso não é da Sua vontade”, fala o Bispo.

Além disso, devemos pedir o necessário para cada dia sem nos preocuparmos com o dia seguinte. “Ele supre cada necessidade dos que vivem na Sua dependência e concede diariamente não somente o alimento para o corpo, mas também a saúde, a paz, a proteção, e, sobretudo, a Sua Palavra, que traz ânimo e coragem para seguirmos em frente”, completa.

Você sabe orar o “Pai Nosso”?

Agradecimento

“E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

Mateus 6:13

O diabo trabalha o tempo todo com a finalidade de destruir os que são de Deus. Não podemos vencer as suas tramas e armadilhas por nós mesmos, por isso precisamos seguir o Conselho do Senhor Jesus e orar ao Pai, a fim de que Ele nos dê forças para podermos suportar e vencer as tentações.

“Somente o Eterno pode nos livrar e nos proteger de todo o mal e quando você ora com toda sua mente e alma, blinda a sua fé, sua vida, guardando-se de cair em tentação. Estará sob as asas do Altíssimo”, completa o Bispo.

Para ler a Palavra de Deus e ter as explicações e meditações do Bispo Macedo, adquira a Bíblia Comentada, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock