O segredo dos bons soberanos
A série Reis está em sua última temporada, mas a primeira parte dessa história, que estreou em 2022, não começou com alguém usando uma coroa
Há três anos, a série Reis estreou na Record e logo conquistou o público, superando recordes de audiência. Mas, apesar de mostrar as nuances das histórias dos primeiros reis de Israel, a produção não começou por eles, mas, sim, pelos profetas. Afinal de contas, antes de serem governados por um monarca, os israelitas eram orientados por Deus, por intermédio dos profetas, que desempenhavam um importante papel espiritual e eram liderados por juízes.
Os primeiros episódios narraram a história do profeta Eli, que falhou em sua missão e foi substituído por Samuel, filho de Ana e Elcana, que sempre foi sensível à Voz de Deus e temente a Ele. Além de ter sido um importante profeta e último juiz de Israel, Samuel também foi o responsável por consagrar e instruir os primeiros reis, a começar por Saul e, posteriormente, Davi. Desde então, as histórias dos reis e dos profetas se entrelaçaram na narrativa. “Os profetas eram homens tementes a Deus, escolhidos por Ele para transmitir Suas mensagens aos reis”, esclarece Aline Munhoz, uma das autoras da atual temporada de Reis.
Nesta temporada
Em A Esperança, a 13ª temporada de Reis que já está disponível no Univer Vídeo, há dois profetas ao lado do rei Asa (Ricky Tavares): Azarias e Hanani, interpretados por Milton Walley (à esq.) e Iran Malfitano (à dir.), respectivamente. Aline destaca que, embora sejam servos de Deus, os profetas continuam sendo seres humanos com particularidades e personalidades distintas: “Um deles demonstra ser mais calmo e ponderado em suas ações e palavras, enquanto o outro é mais espontâneo. No entanto ambos compartilham o mesmo foco de cumprir a Vontade de Deus, seguindo exatamente as orientações e direcionamentos divinos”.
O público da série já acompanhou tantos reis que seguiram as orientações dos profetas com fidelidade quanto aqueles que agiram guiados por suas emoções e se voltaram contra esses homens. Apesar de cada rei ter suas particularidades, aqueles que atentavam à mensagem dos profetas exerciam um bom governo, mas, por outro lado, quando um soberano ignorava as orientações de Deus repassadas por eles, todo o povo lidava com más consequências.
No reinado de Asa, as histórias de Hanani e Azarias, além de suas orientações, terão impactos profundos. “É importante compreender que a mensagem de Deus nem sempre nos agrada. Enquanto algumas vezes ela serve para nos animar e encorajar, em outros momentos ela vem para nos corrigir e exortar. Por isso, o mensageiro deve estar preparado para a reação dos ouvintes, que, no caso da série, são os reis. Muitos servos de Deus acabam pagando um preço alto por proclamar a verdade. Contudo, com os olhos fixos em Deus, eles não se preocupam com as consequências terrenas, mas, sim, em cumprir a Vontade divina, independentemente do custo”, revela Aline.
Segundo a autora, quem não conhece a narrativa bíblica ficará muito surpreso com o desenrolar dos eventos da temporada e o papel significativo que cada profeta desempenhará na vida de Asa.
Alerta nas entrelinhas
Uma das melhores experiências que Reis proporciona ao público é a oportunidade de aprender com os acontecimentos do passado e colocá-los em prática nos dias atuais. E, no que tange aos profetas, não é diferente.
No passado, os profetas recebiam as profecias por meio de sonhos, visões e ouvindo a Voz de Deus diretamente. Mas, hoje, todas as profecias estão registradas no Texto Sagrado, que é propagado em todo o mundo por homens e mulheres. Todavia é importante ficar atento. “Apenas aqueles que pregam a Palavra de Deus de maneira fiel podem ser considerados verdadeiros profetas nos dias de hoje”, alerta Aline, que acrescenta que temos de estar atentos aos falsos profetas, “que são aqueles que proclamam mensagens não contidas na Bíblia ou distorcem seu conteúdo para satisfazer seus próprios desejos ou obter vantagens pessoais. Por isso, é extremamente importante que sempre verifiquemos o que está sendo pregado comparando-o com a Bíblia”.
A atual temporada de Reis e todas as anteriores estão disponíveis no Univer Vídeo. Para acompanhar a série, acesse univervideo.com.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!