O que é viver em santidade?

Entenda a importância dessa decisão e saiba o que fazer

“Santidade”, dentro do contexto bíblico, é “ser separado para Deus”. E ela só pode ser conquistada por meio da comunhão com o Espírito Santo, que é buscada por nós.

Por que isso é importante?

  • “Como pode alguém esperar que Deus Se misture com aquilo que é sujo, com aquilo que é profano, que é impuro? Deus é Santo. Logo, Ele habita onde há santidade, não onde há sujeira”, observou o Bispo Adilson Silva, durante o Encontro com Deus, do dia 3 de abril.

O Bispo Adilson acrescentou que o primeiro passo para quem deseja mudar de vida é tirar da conduta aquilo que é imundo diante de Deus.

  • “A santidade é algo que começa dentro de você. É quando você faz uma faxina na mente e no coração; e você tira do seu interior tudo aquilo que não agrada a Deus. Você se limpa, criando um ambiente propício para que o Espírito de Deus possa vir sobre você. E quando Ele vem, Ele faz maravilhas”, ensinou o Bispo Adilson.

O que mais devo saber

  • “Ou seja, nós é que vamos matar a nossa carne de fome. A carne está aí, ela tem um apetite, a natureza humana. Embora nós tenhamos nos convertido, tenhamos nascido de Deus, tenhamos o Espírito Santo, nós temos ainda uma natureza humana. Ninguém foi transformado em um anjo, quando se converteu. Nós continuamos seres humanos. Todos nós precisamos dessa purificação todos os dias, dessa iniciativa todos os dias. E, aí, é como se cada segundo do nosso dia exigisse essa consciência: a gente tem que se purificar diante de situações. Por exemplo, você está diante de um programa de televisão: isso é para mim ou eu tenho que me levantar daqui?”, explicou Núbia Siqueira, no episódio 60 (2 Coríntios 7), de Sabedoria na Prática, disponível na plataforma Univer Vídeo.
  • Em outras palavras, a consciência de ter os olhos de Deus sobre nós o tempo todo, nos dá muito temor. E qualquer pecado faz o ser humano ser merecedor do inferno. Por isso, precisamos nos arrepender e precisamos da graça de Deus sobre a nossa vida.
  • Vale também observar que o medo é passageiro (porque é uma sensação), mas o temor é eterno.
  • Quando uma pessoa sai da igreja, por exemplo, e afirma se sentir “livre”, na verdade, ela só está revelando que no fundo sempre teve prazer pelas coisas do mundo. Ela queria liberdade para seguir o que estava em seu coração. E a carne não é bonita, não faz coisas boas. A carne sempre vai querer ter liberdade para ser ela mesma.

Conclusão

Portanto, a santificação não vem sozinha. A chave para a santidade está na comunhão com o Espírito Santo (Romanos 1:4). Além disso, a cada dia temos que buscar isso conscientemente – cuidando dos nossos pensamentos, fazendo a vontade de Deus, orando, lendo a Bíblia (João 17:17).

Assim, “santificação” não significa você se submeter às regras do “pode ou não pode”, doutrinas religiosas (porque isso só muda o seu exterior e a mudança precisa ocorrer de dentro para fora). “Santificação” é o quanto o Espírito Santo possui de você, o quanto Ele pode separar de você para Si.

Anote aí

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock