O que é ser realmente um vencedor?

Enquanto o mundo define vitória de muitas formas, para Deus só existe um tipo de vencedor. Saiba o que fazer para se tornar um

Imagem de capa - O que é ser realmente um vencedor?

Na visão comum, vencer é ter sucesso profissional, estabilidade financeira ou status social. Mas a verdadeira vitória não se mede por conquistas materiais. “Aos olhos de Deus, esses não são os vencedores. O tipo de vencedor que realmente importa e que você deve querer ser é o vencedor para a vida eterna”, destacou o Bispo Renato Cardoso, na Noite dos Vencedores, no Templo de Salomão, em São Paulo.

Ser vencedor para a eternidade significa vencer o pecado, as tentações, a si mesmo e as vontades contrárias a Deus, vivendo em obediência à Sua Palavra. Por isso, na Universal, as quartas-feiras são voltadas ao fortalecimento da fé e ao cuidado com a alma, o bem mais precioso do ser humano. Recentemente, um estudo destacou o galardão reservado por Deus aos vencedores, ou seja, aqueles que perseveram até o fim. Diferentemente das recompensas passageiras deste mundo, as recompensas de Deus têm valor eterno. “O vencedor é aquele que toma posse da Vida Eterna, e o Senhor Jesus fala com intensidade e insistência sobre este assunto nas sete cartas às igrejas, no livro de Apocalipse, e cada carta termina com uma promessa a estes vencedores”, esclareceu o Bispo.

Confira a seguir as recompensas preparadas aos vencedores

1. Vestes brancas e o Livro da Vida 

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5 – Carta à Igreja em Sardes

As vestes brancas simbolizam pureza e salvação. Elas serão dadas aos que aceitaram o Senhor Jesus, se arrependeram e abandonaram o pecado, foram batizados nas águas e selados pelo Espírito Santo. Seus nomes podem ser desconhecidos na Terra, mas, se escritos no livro da vida, são preciosos e lembrados diante de Deus.

2. Comer da Árvore da Vida

“Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7 – Carta à Igreja em Éfeso

No Éden, Deus permitiu ao homem acesso a essa árvore, que representava vida, saúde e longevidade, mas proibiu comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ao desobedecer, o homem pecou, foi expulso do jardim e perdeu o acesso à Árvore da Vida, para não viver eternamente em sua condição de pecado (Gênesis 3:22-24). Porém, aos que vencerem, Deus promete novamente o direito de comer desta árvore e viver para sempre.

3. Livramento da segunda morte

“O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:11 – Carta à Igreja em Esmirna

A morte não é o fim da existência, mas, no mundo espiritual, significa separação de Deus. A segunda morte é a condenação eterna no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 21:8). A condição espiritual de cada pessoa define seu destino: quem tem convicção da salvação em Jesus Cristo não teme a primeira morte, que é física, nem a segunda, que é a separação de Deus por toda a eternidade. O salvo vive em paz, pois sua alma está segura no Senhor.

4. Ser Coluna do Templo de Deus

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12 – Carta à Igreja em Filadélfia

Os salvos receberão um corpo incorruptível, sem morte, dor ou envelhecimento e habitarão na Nova Jerusalém, preparada por Deus para ser a sede do Seu Governo, na nova terra e novos céus. Os salvos serão como colunas no Templo do Senhor, firmes e inabaláveis, pois como coluna não podem ser removidos.

5. Poder sobre as nações e a Estrela da Manhã 

“E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Apocalipse 2:26-28 – Carta à Igreja em Tiatira

Quem persevera na vontade de Deus receberá autoridade sobre as nações e a Estrela da Manhã, o Senhor Jesus Cristo, a luz eterna que nunca se apaga. Essa é a herança dos que reconhecem que a glória vem de Deus, não de si mesmos; estes são honrados pelo Senhor, enquanto os que buscam glória própria caem no engano.

6. O Maná escondido e um Novo nome 

“Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17 – Carta à Igreja em Pérgamo

O Maná simboliza o Senhor Jesus, o pão vivo do céu, revelado somente por Deus como alimento aos vencedores. Já a pedra branca, nos tempos bíblicos, era dada pelo juiz ao absolver alguém, como prova de inocência. Deus promete essa pedra a nós, com um novo nome, sinal de perdão e da nova identidade em Cristo.

7. Assentar-se no Trono de Deus 

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21 – Carta à Igreja em Laodiceia

Em uma escala de promessas, essa feita à Igreja de Laodiceia pode ser considerada a maior, pois não existe nada superior a sentar-se no trono com Jesus. Essa foi justamente a posição desejada pelo diabo. Cristo oferece-a àqueles que se arrependem, abrem o coração e se voltam para Ele.

Cuida da sua alma

Há uma coroa reservada aos que perseveram até o fim. Guarde-a com fé e não permita que ela seja tirada de você. Participe destes encontros em uma Universal. Encontre o endereço mais perto de você em universal.org/localizar. Todas as palestras citadas estão disponíveis no Univer Vídeo: aponte a câmera de seu celular para o QR Code ao lado e acesse a plataforma.

(*) Colaborou: Camila Dantas

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara (*) / Fotos: Gettyimages