O que as palavras podem fazer com o seu casamento?

Aquilo que é falado pelos cônjuges é muito importante e pode tanto construir quanto destruir um relacionamento. Saiba mais

Imagem de capa - O que as palavras podem fazer com o seu casamento?

Durante reunião realizada no domingo último (13), no Templo de Salomão, Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram especialmente aos casais sobre o significado das palavras no casamento e o que elas podem fazer com o relacionamento.

“Palavras não morrem, são eternas; a pessoa que falou pode morrer, mas o que ela falou vai ficar”, disse o Bispo Renato, a exemplo da Palavra de Deus que foi falada aos Seus servos e foi registrada, e, até hoje, milhares de anos depois, transforma vidas:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (…) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1. 1;14

Da mesma forma, em um casamento, as palavras ditas pelos cônjuges são muito importantes. Elas podem construir um relacionamento. Contudo, também podem destruí-lo.

Palavras podem construir ou destruir

Ele comentou que, em atendimento aos casais, já se deparou com inúmeros casos onde um dos cônjuges se encontrava com o coração ferido, mesmo depois de muito tempo de casamento, por guardar palavras ditas pelo outro há 10, 20, 30 anos. “Isso significa que marido e mulher têm que tomar muito cuidado com o que falam — e também com o que não falam”, disse. Porque o que é dito por um cônjuge pode ‘matar’ o casamento, ao magoar e ferir o coração do outro; bem como aquilo que é deixado de falar.

“Sábios não falam tudo o que pensam, porque nem tudo que a gente pensa é correto, faz bem para a gente ou para os outros. Então, você tem que escolher bem as palavras, saber o que falar, quando falar e, se falar, como falar. Porque você pode construir ou destruir a sua relação pelas suas palavras”, afirmou o Bispo Renato. E continuou: “Também a falta delas pode ser prejudicial, pois muitos passam anos querendo ouvir do cônjuge palavras boas, mas não ouvem.”

Limpar o coração

Muitas vezes, o orgulho impede a pessoa de dizer frases como: “eu errei, me desculpe”, ou “eu te amo” e “eu te admiro”. Talvez, porque, como não ache importante ouvir isso, também julgue não ter importância para o outro. Ou, por sua vez, presume que o cônjuge já saiba que é amado e não há o que mais ser falado. Entretanto, quando um diz para o outro o quanto o ama, está dando palavras que são importantes para a construção do relacionamento.

“As palavras que a gente fala estão vindo realmente de algum lugar. Então, resolva esse lugar, limpe esse lugar. O segredo de você falar o que tem que ser falado em vez daquilo que não deveria falar é você estar de coração limpo”, declarou Cristiane.

Mas, o que fazer com as palavras que machucaram? Segundo o Bispo Renato, lembrar é um ato voluntário e só a pessoa pode tomar a decisão de lembrar ou não daquilo que a magoou. “Para que eu ficarei voltando ao passado para lembrar de coisas que me machucaram? Se, por acaso, vier uma lembrança, você tem o poder de dizer não quero e não vou pensar nisso. Não vou trazer à minha mente o que me traz tristeza e raiva, mas, sim, o que me traz esperança”.

Terapia do Amor

Quer saber mais sobre temas referentes à vida a dois e receber orientação para o seu relacionamento? Participe, presencialmente, de uma reunião no Templo de Salomão, aos domingos, às 9h30.

Ou, compareça à Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h. As palestras orientam solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz.

Para encontrar o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução