O que as alergias dizem sobre as suas emoções?

Estresse e ansiedade podem desencadear ou agravar os problemas de pele

Imagem de capa - O que as alergias dizem  sobre as suas emoções?

A pandemia e o isolamento não estão mudando somente o comportamento social e as relações, mas estão mexendo também com as emoções da população. O reflexo disso pode ser notado, literalmente, na pele das pessoas. Durante a quarentena, está aumentando a incidência de alergias e doenças que atingem a pele. Uma boa explicação para isso é que a pele e o sistema nervoso têm a mesma origem embrionária e permanecem ligados por toda a vida.

Para a alergoimunologista Márcia Mallozi, coordenadora do Departamento Científico de Dermatite Atópica da Associaçao Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), não há como dissociar essa ligação. “Em muitos casos, o estresse pode ser um agravante ou até um desencadeante da doença. A dermatite atópica, por exemplo, pode ser potencializada pela ansiedade e pelo descontrole emocional e a urticária pode piorar com o estresse ou pode reaparecer, se for uma urticária crônica”, afirma.

A dermatologista Eliane Dutra cita outras doenças que também têm algum tipo de relação com as emoções: “a caspa, a dermatite alérgica e a queda de cabelo podem ter componentes emocionais. Existe uma acne da mulher adulta que altera toda a parte hormonal e também pode ter ligação emocional. O estresse não é a causa, mas é um gatilho para o aparecimento das doenças”, explica.

Por isso, é preciso manter a saúde emocional. “Para diversas pessoas, a pele acaba se tornando um órgão de choque e todos os problemas se refletem nela. Abordar isso com elas é difícil. Às vezes, o tratamento é apenas escutá-las e aconselhá-las. O fato é que estar bem emocionalmente ajuda a encarar melhor a doença, seja passageira, seja crônica, e a resposta ao tratamento é mais positiva”, avalia.

Um cristão reconhece que para estar plenamente bem não pode manter as emoções desestabilizadas ou deixá-las prevalecer sem controle. Ele também sabe que é preciso cuidar bem do corpo e do espírito, com a manutenção da Fé inteligente, para que eles estejam sempre equilibrados, pois o corpo é o Templo de Deus.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Edi Edson