O que a fé e o esporte têm em comum?

Veja o poder dessas duas ferramentas para transformar a vida de alguém

Imagem de capa - O que a fé e o esporte têm em comum?

Com toda a certeza você já viu histórias de pessoas que tiveram uma grande mudança em sua vida por meio de algum esporte.

A fé também transforma um ser humano e, o melhor de tudo, garante a paz e a alegria por toda eternidade.

E quando elas se unem coisas grandiosas acontecem. Veja abaixo a história de três pessoas que, por meio da fé aliada ao esporte, tiveram a completa transformação de suas vidas, sendo verdadeiros milagres.

Deficiente visual no pódio:

  • Há 12 anos, Paulo Dias, de 32 anos, sofreu um acidente em que perdeu 100% da visão de um olho e 90% de outro. Ficou praticamente cego. Mas quando ele pensou que seria o fim, Deus apresentou uma nova vida cheia de possibilidades.
  • “Eu era do mundo do crime e depois do acidente fui convidado para conhecer a Força Jovem Universal (FJU). Um pastor me convidou para treinar jiu-jitsu. Eu achava que era impossível, mas fiz uma aula experimental e vi que conseguia. Por meio do esporte, eu aprendi que se eu tiver fé e força de vontade posso chegar em qualquer lugar”, fala.
  • Paulo afirma que mesmo com as dificuldades, a fé o ajuda a permanecer. Além disso, o faz buscar desafios maiores. “Eu sou prova viva de que a fé e o esporte fazem a diferença na vida de uma pessoa. Eu só luto com pessoas sem nenhuma deficiência, perfeitas, e faço questão disso para exercer minha fé e mostrar que tudo é possível ao que crê”. Com essa fé ele chegou à faixa azul e se tornou campeão mundial, campeão paulista, campeão sul-americano e brasileiro de jiu-jitsu.

De viciado à referência no Taekwondo:

  • Miguel Aceves, de 56 anos, luta taekwondo há mais de 20 anos e é uma referência no esporte. Mas por muito tempo ele era referência de fracasso.
  • Era viciado em álcool, violento e estava prestes a perder o casamento e a família quando chegou à Universal. “Comecei a participar das reuniões e a me libertar. Me entreguei completamente para Deus. Quando conheci o taekwondo e comecei a me destacar comecei a viver da luta. Além disso, aprendi a usar a luta para ajudar as outras pessoas”, fala.
  • A fé foi essencial para enfrentar as dificuldades que a vida de atleta traz. “Muitas vezes quis desistir, para participar de campeonatos tinha de dormir na academia, passar frio, necessidade. Mas meu nome cresceu no esporte, sou respeitado pelas autoridades. Tudo graças a Deus e à fé que me inspiraram”, conta. Aceves faz parte da seleção paulista de taekwondo, é campeão brasileiro, 18 vezes campeão paulista, além de ser campeão em outros campeonatos.

Ex-presidiário se tornou campeão:

  • Ao se deixar influenciar por más amizades, Rafael José da Cunha estaria plantando um futuro de tormento. Aos 11 anos, começou a usar drogas e cometer assaltos. Com isso, ainda muito novo foi preso.
  • “Dentro da cadeia, eu conheci o muay thai e comecei a treinar, isso já me ajudou a querer sair da vida do crime e eu comecei a pensar em um futuro diferente. Minha família lutava por mim e depois que saí da cadeia eles me chamavam para ir à igreja, mas eu não aceitava. Mas quando eu descobri que na FJU tinha aulas de muay thai eu comecei a participar”, lembra.
  • Após os treinos, os professores passavam uma palavra de fé e faziam orações. Aos poucos, Rafael foi percebendo seu interior mudar. Ele começou a fazer escolhas diferentes.
  • “Eu comecei a dar ouvidos àquela Palavra, ela foi me libertando. Hoje sou uma nova pessoa, trabalho e sou campeão. Tenho 3 nocautes, dou meu melhor nesse projeto e nos rings venço os meus limites. São duas pernas: o esporte e a fé, pois sem essa fé eu não estaria firme nessa nova vida”, diz.

Participe:

O projeto Esportes da Força Jovem Universal (FJU) atua em todo o Brasil com diversas modalidades esportivas. Vá à Universal mais próxima de sua casa para saber o que o grupo oferece na sua região.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas - Rei Fight