O problema começa na falta de caráter

Entenda a razão e o que fez de Abraão amigo de Deus

Imagem de capa - O problema começa na falta de caráter

Abraão tinha um caráter exemplar. Inegavelmente, ele colocava Deus em primeiro lugar. A ponto de Ele o chamar de amigo (Isaías 41:8).

Homem de uma só mulher

Um dos fatos mais marcantes sobre Abraão, que demonstra as suas virtudes, foi o seu casamento. Ele já estava casado há aproximadamente 40 anos com Sara e ainda não tinha um herdeiro.

“Ele precisava de filhos, era uma questão de sobrevivência. Mesmo tendo aquela necessidade, Abraão não abriu mão do seu amor incondicional por Sara. Ele manteve a sua única mulher por toda a vida, mesmo sabendo que ela era estéril”, relembrou o Bispo Edir Macedo durante a “Palavra Amiga”, exibida no dia 11 de junho.

Obediente a Deus

Igualmente, quando Abraão ouviu a voz de Deus, para sair ao desconhecido, ele não desobedeceu (Gênesis 12:1).

“Então, nós vemos que Deus escolhe pessoas que tenham caráter. Uma pessoa pode ser pecadora, como Abraão também era. Mas ele tinha algo que o fazia diferente dos demais pecadores. Quando você encontra uma pessoa que se diz cristã, mas falta com a sua palavra empenhada, então ela não tem caráter”, pontuou.

A justiça é uma das principais qualidades de quem deseja seguir a Deus. Porque, Ele é íntegro para com Seus Mandamentos.

Dependia apenas de Deus

Posteriormente, a Bíblia narra que, certa vez, Abraão e Ló (seu sobrinho) precisaram se separar. E até nessa situação delicada, Abraão manteve a sua integridade de caráter.

“E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.” Gênesis 13:8-9

“Abraão era responsável por Ló, portanto, ele era o chefe da família. Ló vinha na sombra de Abraão. Mas chegou um momento em que os dois eram muito ricos. E a terra que eles habitavam já não abrigava tudo aquilo. Abraão era tão correto que, mesmo tendo o direito de escolher a terra, ele cedeu o seu direito para o sobrinho. Abraão era amigo de Deus. Portanto, sabia que tanto na esquerda, quanto na direita, ele seria abençoado. Abraão sabia o valor que tinha uma palavra. Todos nós somos humanos, mas Deus não atura pessoas com pensamentos maliciosos, pensamentos egoístas”, orientou o Bispo.

Palavras têm efeito

Ló, por outro lado, escolheu o lado mais bonito do terreno. Porque confiava no que estava diante de seus olhos e não no que os olhos da fé mostram.

“Muitas pessoas ficam com a vida atolada. Porque não honram a palavra. Elas não têm caráter. E isso é péssimo para aqueles que tentam andar com Deus. Então, se você quer ser uma pessoa abençoada, olhe para Abraão. Se queremos a amizade com o Altíssimo, nós temos que honrar a nossa palavra”, enfatizou.

Por isso, as pessoas que honram o casamento, os compromissos comerciais e são firmes entre o “sim” e o “não”, por exemplo, são abençoadas pelo Santíssimo.

Como ser uma pessoa melhor?

Os Mandamentos de Deus servem para que tenhamos uma vida de qualidade. São ensinamentos que nos conduzem por um caminho correto.

Então, se você deseja ter a parceria de Deus, busque a presença dEle e seja obediente à Palavra. Participe ainda hoje de um encontro no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução