O primeiro passo para acabar com o temor
Você conhece a importância de se resolver antes de começar um relacionamento? Pois é… Eu não sabia disso quando me casei com o Renato Cardoso e quase nos separamos aos 12 anos de casados. Ainda bem que o Espírito Santo nos guiou — foi como se Ele tivesse pegado na minha mão e me ajudado a dar um passo de cada vez. E o primeiro passo, que fez toda a diferença, foi me conhecer.
Tive que literalmente fazer uma entrevista comigo mesma. Isso há mais ou menos 20 anos. Por que você tem ciúmes do seu marido? Por que acha que ele poderia te trocar por outra melhor? Por que você se vê como alguém tão substituível na vida dele?
Será que, no fundo, você se sente inferior a ele? Por quê? Será que isso tem a ver com essa timidez que te paralisa e não te deixa sair da sua zona de conforto?
Por que você não consegue falar em público? Qual é o problema? Desde quando isso acontece? Na infância, você se escondia da atenção dos outros. Lembra por quê? Qual era o seu medo? Por que deixava sua irmã receber toda a atenção?
Ah… então era isso: você se culpava por não ter nascido com um problema físico e por isso achou que precisava compensar, se anulando. Achei a raiz. E descobri de onde ela vinha: de uma insegurança infundada.
Com a ajuda do Espírito Santo, arranquei essa raiz. Entendi o meu valor e não temi mais nenhuma atenção. Nem a dos outros, nem a que faltava em mim mesma. Isso curou o meu ciúme. Curou meu casamento. Me ajudou a florescer como mulher. E como consequência disso tudo… veio ela: a autoconfiança.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!