O poder do Altar: quando nenhuma ferramenta humana funciona
Saiba como foi a palestra da Terapia do Amor desta quinta-feira (6)
Nos últimos encontros sobre o amor inteligente, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane, discutiram sobre diversas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento pessoal e nos relacionamentos. Contudo, eles explicaram que há situações em que nenhuma ferramenta humana é suficiente. Nesses momentos, a única solução é recorrer ao Altar, entregando-se inteiramente a Deus.
O papel das ferramentas no amor inteligente:
As ferramentas do amor inteligente são essenciais para a transformação pessoal e relacional. A primeira ferramenta mencionada foi a faca, que simboliza a necessidade de cortar hábitos e relacionamentos prejudiciais. Em seguida, o arado representou a importância da preparação, indicando que, assim como um solo precisa ser arado antes de receber sementes, as pessoas devem se preparar para relacionamentos saudáveis.
Entretanto, há problemas que nenhuma dessas ferramentas consegue resolver. O que fazer quando todos os esforços falham? A resposta está no Altar.
O significado do Altar:
“Na Palavra de Deus, o Altar simboliza a presença de Deus e o local de entrega total. Desde o livro de Gênesis até o Apocalipse, ele representa um ponto de encontro entre o Criador e a criatura”. Como menciona o Salmo 43.4:
“Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria”.
“Ir ao Altar significa depositar todas as angústias e desafios nas mãos de Deus. Isso é especialmente crucial quando enfrentamos situações que transcendem as capacidades humanas, como traumas emocionais, ressentimentos profundos e dores que não podem ser simplesmente resolvidas com conhecimento ou esforço próprio”, disse o Bispo Renato Cardoso.
Testemunhos de transformação:
Muitas histórias de superação demonstram o impacto do Altar na vida das pessoas. Um exemplo marcante é o de Patrícia e Eguimar, que compartilharam como venceram.
Patrícia, relatou que desde a infância sofreu com rejeição e vazios emocionais. Casou-se várias vezes, mas sempre enfrentou brigas, traições e desrespeito, o que a levou a tentar o suicídio. Ela sentia que nada no mundo a preenchia, até que, após ser ameaçada de morte por seu ex-marido e passar por um momento de profunda dor, pediu ajuda a Deus.
Com o tempo, começou a participar das palestras da terapia do amor e entendeu que o problema não estava nos homens, mas nela mesma. Ao buscar a cura espiritual e receber o Espírito Santo, sua vida mudou. Conheceu Eguimar, com quem construiu um relacionamento saudável, baseado em respeito, confiança e amor. Casaram-se em 2023 e hoje vivem um casamento feliz e transformado.
Patrícia conclui que, ao priorizar o Altar e focar em seu relacionamento com Deus, sua vida amorosa e espiritual foram completamente restauradas.
O problema espiritual e a solução no Altar:
Muitos desafios nos relacionamentos têm uma raiz espiritual. A insegurança, o ciúme e a carência emocional são exemplos de problemas que o conhecimento humano sozinho não pode resolver. Pessoas que acumulam informações sobre relacionamentos podem ainda assim repetir os mesmos erros, pois a verdadeira transformação ocorre de dentro para fora.
- “O Altar é o lugar onde esses problemas podem ser resolvidos. Ao se entregar completamente, a pessoa permite que Deus trabalhe em seu interior, removendo dores e traumas”.
- “Na Bíblia, Deus instruiu que os altares fossem construídos sem o uso de ferramentas humanas. Isso simboliza que a obra divina não depende dos esforços do homem, mas da total entrega a Deus”, complementou Cristiane.
Essa mensagem reforça que a verdadeira transformação não ocorre pela força humana, mas pela ação divina. O Altar não é um local físico apenas, mas uma decisão interna de confiar plenamente em Deus.
Conclusão:
Quando as ferramentas humanas falham, o Altar se torna o único caminho. A entrega total a Deus permite que Ele trabalhe onde nossas forças não alcançam. Se há algo em sua vida que parece impossível de resolver, leve ao Altar. Deus tem o poder de curar, restaurar e transformar qualquer situação.
Participe da Terapia do Amor:
A Terapia do Amor é uma palestra focada no sucesso da vida amorosa. Nela, os palestrantes conversam, aconselham e dão dicas aos casais e também aos solteiros sobre como podem se comportar no relacionamento ou enquanto esperam pela pessoa amada.
Participe, você também, às quintas-feiras, da Terapia do Amor. O encontro acontece no Templo de Salomão, e em outras localidades (confira aqui os endereços).
Você também pode assistir à palestra completa no univervideo.com.