O jogo, você e as lições de como começar certo

Os professores da The Love School, Renato e Cristiane Cardoso, deram voz ao assunto que reuniu pais e filhos. Saiba como foi

Imagem de capa - O jogo, você e as lições de como começar certo

Convenhamos: uma tarde de domingo não combina muito com escola nem com sala de aula, mas foi no que se transformou o Ginásio do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, no dia 21 de maio. Isso porque, no encerramento do Mega Dance (leia mais na na página 28), aconteceu um bate-papo especial sobre vida amorosa conduzido pelos apresentadores do The Love School, da Record TV, Renato e Cristiane Cardoso. Vale destacar que o evento, que também aconteceu no dia anterior, foi realizado pela Agência Nacional da Cultura (ANC) com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura em parceria com a Força Jovem Universal (FJU).

Mais de 10 mil pessoas participaram da palestra presencialmente e outras a acompanharam por meio da plataforma de streaming Univer Vídeo. Os adolescentes da Força Teen Universal (FTU) e seus responsáveis também estiveram no local e a diferença de idade entre eles não foi um problema, pois o tema da palestra, Começando Certo, os uniu em busca de aprendizados.

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Renato falou do motivo e dos desafios de divulgar a ideia o amor inteligente nos dias atuais: “não se fala sobre o amor inteligente como se deveria. Acredito que seja porque as pessoas já estão contaminadas por um significado errado da palavra amor”.

Para ele, só o fato de mencionar amor inteligente já causa uma “surpresa em muita gente”, uma vez que as pessoas “não associam normalmente amor à inteligência, mas ao coração, ao sentimento. Na verdade, se você entender que (deve colocar) a inteligência no controle do coração, então começará a construir uma vida amorosa de sucesso”.

Por essa razão, ele reafirmou a necessidade de colocar o assunto em pauta. “Todos os tipos de divulgação desse conhecimento são importantes e esse evento vai alcançar muitas pessoas, desde as crianças até as mais maduras.” Ele ainda citou que não existe uma fórmula para acertar na vida amorosa.

“O que tem é o interesse de entender que isso é uma habilidade: você precisa aprender a se relacionar porque vai ter que se relacionar até o último dia da sua vida.”

Já Cristiane ressaltou a importância do encontro tanto para os pais como para os filhos. “Todo mundo fala de amor, mas poucos entendem o amor porque só querem sentir o amor e, às vezes, você vai amar sem sentir. Amar é fazer o que é certo, o que é justo, é sacrificar, é servir e todo mundo está falando contra essas coisas. Todo mundo fala ‘tem que me aceitar do jeito que eu sou’ (ou) ‘se não combina com você, não serve’. Tudo é sobre você e

isso não é amor. Então, pais e filhos, nesse evento, estão aprendendo isso. Assim que a família souber o que é amar, ela vai se tornar uma referência. E os membros dessa família têm vizinhos, parentes, amigos e colegas de trabalho que aprenderão também com eles”, declarou.

APRENDIZADOS
Renato ressaltou que a palestra impactaria a vida dos participantes dali em diante. “Não importa se você tem 12 anos ou 70 anos”, reiterou. Para esmiuçar o assunto, ele o comparou a um jogo bastante familiar: o videogame. “É melhor jogar sozinho ou a dois? Sempre é melhor que pelo menos duas pessoas joguem, não é verdade? É muito melhor quando você consegue encontrar o seu parceiro para a vida. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas está jogando o jogo errado. Imagine você jogando qualquer jogo e você só perde, perde e perde. Certamente, depois de um tempo, você desanimaria de jogar aquele jogo e é assim que está sendo com muita gente em relação ao amor”, disparou.

“GAME OVER”
Os protagonistas dos jogos errados dos relacionamentos costumam ter em comum o fato de errar ao priorizar o amor, o dinheiro, a beleza e o prazer. “Quando você tem como alvo o amor, isso mostra que você é uma pessoa carente”, analisou Renato. Já com relação ao dinheiro, Cristiane considerou que, por ele, muitos perdem o casamento e tudo que é importante. “O dinheiro dá a sensação de que a pessoa pode tudo, mas tem coisas que você não consegue comprar, como paz, amor, relacionamento, família, amizade”, enumerou. Renato mencionou ainda que, ao focar no dinheiro, muitos se inclinam ao materialismo. “Então, os princípios e o caráter ficam comprometidos e a pessoa se torna avarenta, pois tudo para ela é o que ela pode ganhar.”

Quanto à beleza, ele destacou: “(…) quando você vê uma pessoa extremamente preocupada com a aparência, cujo objetivo é estar bonito o tempo todo, você percebe que ela é fútil, uma pessoa rasa que valoriza mais o exterior do que o interior. Quem está sempre preocupado com a aparência entra em outro jogo em que sempre perde, que é o da comparação.” Além disso, sempre haverá alguém mais bonito e os padrões de beleza mudam o tempo todo. Em relação a isso, Cristiane disse que “quem tem a beleza como objetivo sempre vai achar algum defeito – e nós temos defeitos! Imagine viver a vida vendo problemas no seu corpo. É isso que a pessoa que tem a beleza como objetivo faz.”

Além disso, há os que pensam que para ter felicidade precisam sentir prazer o tempo todo e o buscam em comidas, passeios, viagens, roupas e eletrônicos. “Quando o objetivo da pessoa é o prazer, ela se torna escrava desse prazer, pois descobre que o prazer é uma droga, ou seja, (é algo que) nunca satisfaz”, considerou Renato.

E O JOGO CERTO?
Cada objetivo do jogo certo, contudo, confronta os objetivos do jogo errado. Logo, se você quer jogar o jogo certo, tem que colocar os objetivos certos em sua vida, disse Renato. “Em vez de buscar amor e competir pela atenção das pessoas, procure ser amável, agradável, alguém que os outros gostem de gostar. Em vez de dinheiro, busque servir as pessoas e ser uma solução dos problemas. Você deve trabalhar pensando em como pode ser tão útil para as pessoas que elas pagarão pelas soluções que você oferece a elas (e não pelo dinheiro em si). (…) Descubra o seu talento para servir as pessoas. Quando você serve, você abre o caminho para que a prosperidade venha para a tua mão”, aconselhou.

Nesse sentido, em vez de buscar a beleza, ache a sua beleza própria, pois assim seus olhos enxergarão o seu valor e, naturalmente, você se portará como uma pessoa segura, confiante e capaz. E, em vez de buscar prazer, “faça as pazes com o sacrifício, com o dever, e entenda que nem todo prazer faz bem a você, mas que todo dever, depois de cumprido, traz prazer. Seja uma pessoa responsável, que faz ao que cabe a você fazer”, concluiu Renato.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Demetrio Koch / Arte sobre foto PixelChoice/getty images