“O Futuro é Inclusivo”: Confira como foi o último Seminário 2025 da ABADS
Profissionais de diversas áreas estiveram presentes no auditório da instituição
Neste sábado (29), profissionais de diversas áreas estiveram presentes no auditório da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), na Vila Guilherme, em São Paulo, para participar do último seminário de 2025, que teve como tema central “O Futuro é Inclusivo”.
Qual foi o objetivo do dia
O encontro teve como objetivo oferecer conhecimento e capacitação a esses profissionais que atuam nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Vale ressaltar que, ao longo do ano, ocorreram outros seminários e workshops, que buscaram disseminar informações para o público em geral, uma vez que a instituição tem consciência de sua responsabilidade perante a sociedade, ou seja, acredita e trabalha por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Como foi

Estiveram presentes profissionais da saúde, educação, assistência social, estudantes, famílias e interessados na temática relacionada à população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI).
Todos os participantes foram recepcionados logo pela manhã, às 8h, por uma equipe totalmente organizada e preparada para acolhê-los, e até às 17h, participaram de inúmeras palestras.
Assim, logo no início, receberam materiais de apoio, sacola e caneta personalizadas, bloco de anotações, folders e brindes pela participação no evento.

Profissionais presentes e temas abordados
Conheça abaixo todos os participantes do último Seminário 2025 e os temas abordados por eles:
Dra. Angela Gonçalves – Neuropediatra
“Fisiofarmacologia no TEA e o uso de canabidiol”
Dra. Vanessa de Vargas – Neuropediatra
“Critérios para o diagnóstico de TEA e DI – Introdução ao CID-11”
Caio Vieira – Psicólogo
“Estratégias de manejo comportamental em crises disruptivas”
Dra. Carla Bertin – Advogada e mãe atípica
“Os direitos da pessoa com deficiência e do indivíduo com TEA”
Mateus Gimenez – Professor especializado
“Educação especializada, estratégias de ensino e aprendizagem”
Flávia Vaz – Nutricionista
“Estratégias de intervenção na seletividade alimentar”
Amanda Alves – Terapeuta ocupacional
“Percepção e processamento sensorial no TEA”
Lizandra Martini – Fonoaudióloga
“Desvendando a Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA)”
Amanda Marchi – Influenciadora e mãe atípica
“Ressignificando a deficiência – Do Luto à Luta!”

O que disseram os palestrantes
Mateus Gimenez, professor especializado que trabalha na ABADS há seis anos, fez questão de compartilhar a alegria do momento:
- “Foi uma nova experiência para mim, pois foi a primeira vez que eu dei uma palestra e foi muito prazeroso. O tempo passou muito rápido. Foi muito legal saber que eu pude compartilhar com o público o que eu amo fazer, a forma como eu amo trabalhar, e ver pessoas também empolgadas, empenhadas e dispostas a ouvir o novo e, talvez, colocar isso em prática no mundo deles. Para mim, foi prazeroso saber que tivemos a oportunidade de replicar o nosso conhecimento.”
O psicólogo Caio Vieira, especializado em TEA e atuante na ABADS, comentou sobre sua participação:
- “Foi um convite muito especial. Procurei levar informações atualizadas e práticas, mostrando como agir em situações de risco, preparar o ambiente, considerar acessórios e cuidados durante a intervenção, respeitando sempre a segurança de todos. A experiência foi excepcional, e o retorno dos participantes foi muito positivo.”
- “Mas também evidencia a falta de conhecimento de muitas pessoas sobre o tema. Hoje, com tanta informação disponível, é fundamental buscar fontes confiáveis, tanto teóricas quanto práticas. Cada pessoa é única, e o atendimento especializado é essencial para garantir intervenções seguras e eficazes. Isso nos faz refletir sobre como, enquanto instituição, podemos contribuir para a sociedade oferecendo informação de qualidade e promovendo segurança tanto para quem atua quanto para quem é atendido.”
Impacto na população
De acordo com a presidente da ABADS, Rose Amorim, o melhor investimento que podemos fazer é, sem dúvida, em conhecimento. Portanto, seminários como este abrem portas, oferecem novas possibilidades, quebram preconceitos e agregam valor a todos.
Nesse ínterim, a presidente acrescentou:
- “A ABADS tem a certeza do trabalho sério e consistente que realiza há mais de 70 anos, bem como dos resultados obtidos na evolução de crianças e jovens com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de atuar na captação de recursos para a instituição.”
A importância do momento
Ademais, Rose Amorim também ressaltou a importância do evento:
- “Fortalecer a instituição no tema que pratica diariamente no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias; atuar na quebra de preconceitos; destacar a importância da comunicação alternativa, do desenvolvimento do manejo e do aprendizado sobre direitos e benefícios de que essas famílias tanto necessitam; e oferecer apoio psicológico e assistencial para que possam avançar. Também é essencial promover a troca com um público que demonstra tanto interesse em trabalhar com essa população.”
Sociedade mais inclusiva
Em suma, a ABADS busca contribuir continuamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acredita que a informação e a quebra de preconceitos são sempre o melhor caminho.
Ao final, Rose compartilhou:
- “Queremos promover, durante o ano de 2026, mais eventos como este, que tanto nos aproximam de um público que necessita de informação.”
Abrace a ABADS
Por fim, participe da campanha “Abrace a ABADS”, que se iniciou no dia 1º e vai até o dia 31 de dezembro, e ajude a construir um futuro de possibilidades e inclusão para crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição.

Saiba mais, clicando aqui.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo