O fazendeiro, o filho e o cavalo

Reflita sobre esta história que traz uma lição extremamente importante apresentada no livro bíblico de Provérbios

Imagem de capa - O fazendeiro, o filho e o cavalo

Havia um homem que morava com o filho em uma fazenda e eles tinham um cavalo branco. Certo dia, o cavalo simplesmente sumiu. Ninguém conseguiu descobrir onde ele estava.

Então, os vizinhos disseram ao fazendeiro: “Roubaram seu cavalo branco”. Mas, o homem calmamente respondeu: “Eu não sei se roubaram, eu sei que o cavalo branco não está aqui. Vamos esperar”.

Depois de alguns dias, o cavalo branco apareceu acompanhado de mais 15 cavalos pretos selvagens. Assim, os vizinhos disseram: “Que bênção! Você ganhou mais 15 cavalos”. Novamente, o fazendeiro avaliou: “Não sei se é uma bênção, o que eu sei é que agora tenho 16 cavalos”.

Certo dia, o filho do fazendeiro tentou dominar um dos cavalos pretos, porém, ele se machucou gravemente e não conseguia andar. Os vizinhos analisaram a situação: “Esses cavalos, na verdade, eram uma maldição”. Ouvindo aquilo, o homem observou: “Eu não sei se é uma maldição, só sei que por enquanto meu filho não pode mover as pernas”.

Por fim, uma guerra estourou envolvendo o país e todos os jovens foram convocados. Mas, o rapaz foi dispensado, por causa do acidente que sofrera.

“O que essa história quer dizer? Às vezes, muitas coisas acontecem na nossa vida e nós achamos que são boas, maravilhosas, mas elas acabam vindo para o mal. E outras coisas parecem ser para o mal, porém acabam sendo para o bem. E isso não é uma historinha. A Palavra de Deus diz, no livro de Provérbios, capítulo 27 e versículo 1: ‘Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará'”, analisou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 18 de fevereiro.

O Bispo ainda acrescentou: “Deus está nos ensinando a não tirarmos conclusões precipitadas”.

O valor do tempo

Em outras palavras, não é que a pessoa ficará sem emoção ao receber uma notícia boa ou ruim, mas ela não pode se antecipar na conclusão dos acontecimentos da vida. Há fatos que só são esclarecidos com o passar do tempo. Só lá na frente a pessoa vai compreender o significado do que ocorreu. Então, os pontos se conectam e tudo faz sentido.

“O tempo é um grande revelador de coisas e pessoas. Na história do fazendeiro, o tempo revelou se algo era bom ou mal”, apontou o Bispo. Ou seja, os vizinhos julgaram a situação no calor do momento, mas o fazendeiro esperou o que o tempo iria revelar.

É por isso que não podemos nos precipitar nas conclusões. Talvez, aquele emprego perdido, aquele relacionamento que não deu certo ou outro momento ruim da sua vida, tenha sido uma bênção disfarçada. Era Deus cuidando e você não sabia.

“Você nunca vai saber, se você não esperar e, confiantemente, aguardar em Deus, que pode fazer do mal o bem. Ele usa até o mal para fazer o bem. Deus usa a injustiça para fazer justiça. Ele não provoca a injustiça, mas Ele a usa para fazer justiça”, concluiu o Bispo.

Portanto, o que nós temos de fazer é confiar em Deus. Porque, Ele tem o controle. Ele é Senhor do tempo e é justo. Ele cuida daqueles que permanecem confiantes nEle. Não se precipite.

Se você deseja conferir outras mensagens como esta, inscreva-se no canal oficial do Bispo Renato Cardoso no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images