O estresse é contagioso, revela pesquisa canadense

Aprenda a blindar seu casamento dos perigos que ele causa. Saiba mais

Imagem de capa - O estresse é contagioso, revela pesquisa canadense

O estresse é contagioso. O que muitos casais já sabiam empiricamente foi comprovado por um estudo da Universidade de Calgary (Canadá). De acordo com os resultados apresentados, interagir com alguém estressado é o suficiente para também se estressar e sofrer todas as consequências maléficas dessa situação.

Entre os principais problemas causados pelo estresse estão o aumento dos índices de AVC e infartos, insônia, transtornos alimentares e, claro, brigas em família.

Por isso, “é importantíssimo o casal ter a habilidade de reconhecer, lidar com o estresse e procurar sair disso o mais rápido possível. Para que esse estresse não se espalhe por dias e semanas e acabe destruindo o relacionamento”, afirma o escritor Renato Cardoso, coautor do livro “Casamento Blindado 2.0 – O Seu Casamento À Prova de Divórcio”.

Já a coautora Cristiane Cardoso, ressalta que “o parceiro que está atento vai ajudar o outro a amenizar esse estresse. Mas o que não está atento vai causar mais estresse e ficará estressado também. E não vai gostar de ter ao seu lado uma pessoa nervosa, que talvez até que prefira estar na rua a estar em casa”.

Como reagir diante do estresse

Em vídeo da Escola do Amor, Renato Cardoso explica que “o nível de estresse hoje está só aumentando. As coisas que eram supostas a ajudar, a facilitar a nossa vida, apenas estão tornando a nossa vida mais acelerada. Então, é muito comum, hoje, chegar em casa e o nível de estresse de um, ou dos dois, estar lá em cima. E aí um explode sobre o outro”.

Quando isso acontece, é importante que o cônjuge do estressado entenda que aquele não é o comportamento habitual, mas sim o reflexo de um dia atipicamente ruim.

“É preciso entender que a pessoa, quando está estressada, não está no melhor dela”, orienta Renato Cardoso.  Cristiane explica, no entanto, que isso não significa que uma pessoa tem o direito de ser estressada e agressiva o tempo todo. Ao contrário: o casal que aprende a lidar com situações como essa tende a se estressar menos. Até porque um bom cônjuge sabe acalmar o seu parceiro.

Quer aprender mais a respeito desse e outros assuntos sobre a vida a dois? Então, assista, todas as quintas-feiras, a palestra da Terapia do Amor. Nesse período de quarentena, as reuniões estão sendo transmitidas, ao vivo, às 10h, 15h e 20 horas, pelo Univer Vídeo (instale o aplicativo para Android e iOS ou acesse pelo navegador), pela TV Universal e pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images