O cotidiano revela a sua excelência
Rebeca não foi escolhida por um grande feito heroico, mas pela forma como realizava suas tarefas comuns. O que a sua rotina mostra em relação a quem você é?
REBECA – [PARTE I]
Você já parou para pensar que as maiores oportunidades da sua vida podem estar escondidas naquilo que você faz todos os dias? Muitas vezes, esperamos um momento extraordinário para mostrar quem somos, enquanto a nossa verdadeira essência transborda no cansaço da rotina, na pressa de fazer o trabalho ou na forma como servimos a quem nada pode nos oferecer. A excelência é algo que se revela quando ninguém está olhando para nos aplaudir.
Na Bíblia, o capítulo 24 de Gênesis nos apresenta Rebeca, uma jovem que foi escolhida por Deus para uma missão que definiria o futuro de uma nação. Diferentemente de Sara, que já era casada com Abraão, Rebeca foi escolhida por Deus quando ainda era solteira. O que Deus viu nela? Abraão, preocupado com o futuro do seu filho Isaque, enviou seu servo mais experiente para buscar uma esposa que compartilhasse dos mesmos princípios dele, pois a mulher errada poderia comprometer a herança espiritual deixada por ele.
Proativa, eficiente e respeitosa
O encontro de Rebeca com o servo no poço é uma aula de caráter. Era o fim do dia, hora de cumprir a pesada tarefa de carregar água para a família. Enquanto outras talvez estivessem ali para fofocar ou reclamar da vida, Rebeca foi ágil, proativa e respeitosa. Quando o servo pediu um pouco de água, ela não apenas o serviu com prontidão, mas foi além: ofereceu-se para dar de beber também aos seus dez camelos. Ela enxergou a necessidade e agiu.
Rebeca revelou ser uma “líder nata” por meio de sua dinâmica e eficiência. Ela não perdia tempo com distrações, pois sabia usar o seu tempo para ser útil. A Obra de Deus exige pessoas ágeis, que percebam o que precisa ser feito e se antecipem. O tempo é um recurso valioso: a mulher que deseja ser usada por Deus investe em aprender, em agilizar processos e em servir com excelência.
A prova de Rebeca não foi uma entrevista formal, mas o seu comportamento no cotidiano. O seu bom humor e a sua disposição mostraram que ela era a pessoa certa para estar ao lado de Isaque. E você? Como tem realizado suas tarefas diárias? Com má vontade ou com o espírito de Rebeca?
Lembre-se: Deus não escolhe os capacitados que estão parados, Ele capacita os escolhidos que já estão em movimento.
Aprofunde-se na história desta mulher incrível assistindo à série Mulheres da Bíblia, no UNIVER Vídeo. Acesse univervideo.com e busque pela Temporada 3 (T3), episódio 1.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo