O caminho para ser um campeão

A disciplina é uma fábrica de vencedores

Imagem de capa - O caminho para ser um campeão

Estamos às vésperas de mais uma edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Mas o torneio que explora variados esportes e põe em ação seus melhores praticantes de todos os continentes é muito mais antigo do que alguns pensam. Prova disso é que ele já acontecia nos tempos bíblicos e era muito popular entre gregos (que deram início a ele) e romanos. Um esportista já era, naquela época, uma figura de prestígio, admirada por seu povo e símbolo de sucesso. Justamente pelo fato de firmar seu foco em seu desempenho e treinar incessantemente. Por isso, atletas eram exemplos citados até na Bíblia.

Veja como Paulo, que entrou para a história por sua determinação (entre outros atributos), usou a figura do homem praticante de esportes em um de seus famosos textos: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.” 1 Coríntios 9. 24-25.

Pois é. “Todos correm, mas um só leva o prêmio” e “aquele que luta de tudo se abstém”. Claro que muitos treinam duro, têm gana e perseguem o mesmo objetivo. Mas empates são raros e geralmente o primeiro lugar é de um único concorrente. E não adianta: quem ocupa o topo do pódio está lá porque foi o mais disciplinado. E disciplina, para um atleta, é questão de equilíbrio. Ele deve unir fatores como eficácia, regularidade nos treinos, resistência física em dia, boa saúde e foco, entre outros. Se falhar em algum, dificilmente a medalha de ouro será dele.

Na vida de todo homem, como no esporte, disciplina também é sinal de equilíbrio. Esse foi justamente o sentido que Paulo quis dar à sua metáfora com o atleta. Você é um ser integrado por quatro partes: a física, a psicológica, a espiritual e até a social. Sem obter equilíbrio entre elas, nem pense em ser bem-sucedido. Se não estiver fisicamente bem (doente, fora de forma, com aparência desleixada), prejudicará seu desenvolvimento psicológico, espiritual e seus relacionamentos. Psicologicamente com problemas, descuidará do físico, o social praticamente acabará e o espiritual ficará esquecido ou relegado.

Espiritualmente mal? Aí lascou, todo o resto cairá junto (dinheiro, vida amorosa, saúde, profissionalismo, princípios…). As quatro partes estão intimamente ligadas e uma afeta todas, por isso devem ser bem observadas. Até já falamos disso aqui com um exemplo prático, quando contamos como um cara deixou de ser um zé ninguém e hoje é admirado por milhões como um homem pleno (veja no link migre.me/u7BXP). Ele redefiniu sua vida ao entender a importância do equilíbrio.

Então, ao ver alguém de posse de uma medalha de ouro nesses Jogos Olímpicos – e não se esqueça dos Paralímpicos –, não tenha a menor dúvida de que ele ou ela se levantou da cama num dia frio e chuvoso para treinar do mesmo jeito que fazia nos ensolarados. Procurou se alimentar da maneira mais correta possível. Se separou de todas as distrações para focar no treino. Sentiu vontade de desistir, mas prosseguiu. Você não vai ver um homem com uma vida plena se ele se descuidou da saúde, da aparência, do trabalho, dos princípios, da família, das finanças, do espírito, da alma.

Paulo lutava dia a dia contra o que o afastava de seu dever. É como ele mesmo escreveu, usando a figura de um atleta: o disciplinado de hoje é o campeão de amanhã.

Programe- se

Todo primeiro sábado do mês, às 18h. Este é o dia em que acontece a palestra do “Ano da Disciplina” no Templo de Salomão e nas Universais de todo o Brasil. E, mesmo quem estiver longe, pode acompanhar o evento pela plataforma on-line Univer. Se você ainda não foi, fique ligado e entenda por que cada vez mais homens comparecem.

Dica aos solteiros

Sua roupa escura está cheia de pelinhos brancos, mesmo recém-lavada? Não precisa esperar pela ajuda da mãe nem comprar rolos adesivos. Use uma esponja de lavar louças, seca e limpa (separe uma só para isso). Passe suavemente o lado áspero na peça, de cima para baixo. Retire os fios que ficarão na esponja e passe novamente, se necessário. Pronto!

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Marcelo Rangel / Foto: Fotolia