O bem que o sorriso faz

Sorrir com sinceridade acarreta muitos benefícios à saúde – inclusive à mental. Como sorrir não custa nada, aproveite para usufruir de suas vantagens

Imagem de capa - O bem que o sorriso faz

Por milênios, o sorriso foi reconhecido como uma poderosa forma de comunicação, mas hoje sabemos que ele também favorece tanto quem o oferece quanto quem o recebe. Essa foi uma das conclusões a que um estudo de revisão chegou sobre os benefícios do sorriso. Ao mesmo tempo que a ciência do humor é desvendada com inúmeras pesquisas sobre os impactos que esse comportamento é capaz de gerar para a saúde e o bem-estar, existe um dia para comemorar esse tipo de atitude: no dia 7 de maio é celebrado o Dia Mundial do Riso.

Contudo há recomendações para que existam vantagens em dar ou ganhar um sorriso: o cuidado que devemos tomar é com relação ao sorriso falso (que pode fazer mais mal do que bem) e com aquele que funciona como uma válvula de escape. Há sorrisos que escondem traumas e a própria Bíblia menciona que “até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza” (Provérbios 14.13).

Mas, afinal, o que há em um sorriso? Sabe-se que rir altera a própria química do corpo: enquanto as estruturas biológicas relacionadas ao medo e à ansiedade diminuem, a dopamina, a serotonina e a endorfina, associadas ao bem-estar, aumentam.

Além disso, Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo-comportamental, conta que sorrir “mantém o equilíbrio emocional, rejuvenesce, pois movimenta a musculatura do rosto; aumenta a longevidade; relaxa o corpo; alivia a tensão; e diminui a intensidade de emoções negativas. É um antídoto para o estresse crônico, as dores no corpo e os conflitos internos. Estudos mostram que pessoas mais sorridentes ganham de cinco a sete anos a mais de vida”.

O corpo chega a movimentar até 80 músculos para que o ato de rir seja possível. “O sorrir mexe com o cérebro, a garganta, o tórax, as pernas, os pés e o rosto, promove a queima de calorias, fortalece o abdômen e ajuda a criar laços com outras pessoas. Sorrir gera mais empatia e confiança, o que ajuda a estreitar os relacionamentos.

Quando sorrimos, nos sentimos melhor, menos pressionados e mais leves. Sorrir impacta a saúde mental positivamente”, acrescenta Rejane, que relata que, durante a pandemia de covid-19, “as pessoas mais otimistas e mais sorridentes, que não se entregaram à neurose e ao estresse máximo com pavor de contrair o coronavírus tiveram menos sintomas ou foram assintomáticas e as que pegaram o vírus tiveram uma recuperação mais rápida, pois sorrir aumenta nossa imunidade”.

Além disso, usufruir de tantos benefícios é fácil e não custa nada – então, por que não experimentar? Acompanhe outras boas razões para sorrir nos quadros a seguir.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Arte: Edi Edson