Rede aleluia
O bem que o sorriso faz
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 21 de Maio de 2023 - 00:05


O bem que o sorriso faz

Sorrir com sinceridade acarreta muitos benefícios à saúde – inclusive à mental. Como sorrir não custa nada, aproveite para usufruir de suas vantagens

O bem que o sorriso faz

Por milênios, o sorriso foi reconhecido como uma poderosa forma de comunicação, mas hoje sabemos que ele também favorece tanto quem o oferece quanto quem o recebe. Essa foi uma das conclusões a que um estudo de revisão chegou sobre os benefícios do sorriso. Ao mesmo tempo que a ciência do humor é desvendada com inúmeras pesquisas sobre os impactos que esse comportamento é capaz de gerar para a saúde e o bem-estar, existe um dia para comemorar esse tipo de atitude: no dia 7 de maio é celebrado o Dia Mundial do Riso.

Contudo há recomendações para que existam vantagens em dar ou ganhar um sorriso: o cuidado que devemos tomar é com relação ao sorriso falso (que pode fazer mais mal do que bem) e com aquele que funciona como uma válvula de escape. Há sorrisos que escondem traumas e a própria Bíblia menciona que “até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza” (Provérbios 14.13).

Mas, afinal, o que há em um sorriso? Sabe-se que rir altera a própria química do corpo: enquanto as estruturas biológicas relacionadas ao medo e à ansiedade diminuem, a dopamina, a serotonina e a endorfina, associadas ao bem-estar, aumentam.

Além disso, Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo-comportamental, conta que sorrir “mantém o equilíbrio emocional, rejuvenesce, pois movimenta a musculatura do rosto; aumenta a longevidade; relaxa o corpo; alivia a tensão; e diminui a intensidade de emoções negativas. É um antídoto para o estresse crônico, as dores no corpo e os conflitos internos. Estudos mostram que pessoas mais sorridentes ganham de cinco a sete anos a mais de vida”.

O corpo chega a movimentar até 80 músculos para que o ato de rir seja possível. “O sorrir mexe com o cérebro, a garganta, o tórax, as pernas, os pés e o rosto, promove a queima de calorias, fortalece o abdômen e ajuda a criar laços com outras pessoas. Sorrir gera mais empatia e confiança, o que ajuda a estreitar os relacionamentos.

Quando sorrimos, nos sentimos melhor, menos pressionados e mais leves. Sorrir impacta a saúde mental positivamente”, acrescenta Rejane, que relata que, durante a pandemia de covid-19, “as pessoas mais otimistas e mais sorridentes, que não se entregaram à neurose e ao estresse máximo com pavor de contrair o coronavírus tiveram menos sintomas ou foram assintomáticas e as que pegaram o vírus tiveram uma recuperação mais rápida, pois sorrir aumenta nossa imunidade”.

Além disso, usufruir de tantos benefícios é fácil e não custa nada – então, por que não experimentar? Acompanhe outras boas razões para sorrir nos quadros a seguir.


O bem que o sorriso faz
  • Flavia Francellino / Arte: Edi Edson 


reportar erro