O bem precisa ser aprendido

Imagem de capa - O bem precisa ser aprendido

O livro de Isaías representa mais uma tentativa de Deus de se aproximar de nós. No capítulo 1, o Senhor expressa, no versículo 11, sua decepção com a forma como seu povo O tem tratado e diz: “De que Me serve a Mim a multidão de vossos sacrifícios?”.

Deus se abre sobre o que tem vivenciado com a Humanidade e declara: “Já estou cansado de as sofrer.” Em seguida, Ele nos orienta a nos consertar: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (Isaías 1:16).

Devemos nos lavar daqueles pensamentos que são contrários à Sua Palavra, como “Se Deus existisse…”, “Cadê Deus que não vê?”, “O amor não existe!” e “Eu sou mais eu!”. Esses e outros argumentos populares se opõem a tudo o que Deus nos ensina.

Purificar-nos significa substituir esses pensamentos anti-Deus pela Sua Palavra. Isso não significa ouvir música gospel ou se apegar à religiosidade, mas se encher da Palavra de Deus, pois somente ela pode nos purificar de dentro para fora.

Precisamos abandonar a maldade de nossos atos e de nossas intenções, os maus olhos, a iniquidade do coração, a inveja, o ódio, a mágoa… Tudo o que guardamos no coração está diante d’Ele, porque Deus não vê apenas o exterior, mas, sobretudo, o interior. Devemos parar de fazer o mal, ou seja, deixar de errar contra os outros, contra nós mesmos e contra Deus. “Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo…” (Isaías 1:17).

O bem precisa ser aprendido. Muitas vezes, aos nossos olhos, acreditamos estar fazendo o bem, mas isso nem sempre é o que Deus considera bom e justo. Também somos chamados a buscar o que é justo, pois, naturalmente, damos mais atenção ao que é injusto. Basta que alguém cometa um erro para que todas as suas boas ações percam o valor diante dos nossos olhos, mas imagine se Deus nos enxergasse da mesma forma.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Cristiane Cardoso / Foto: pamela_dmcadams/GETTY IMAGES