O Abel do século XXI

Entenda qual a qualidade de fé que Deus espera de nós

Imagem de capa - O Abel do século XXI

Uma das histórias mais famosas da Bíblia é a de Caim e Abel. Os filhos de Adão e Eva podem ensinar muito sobre a qualidade de fé de um cristão. Caim era um lavrador, isto é, ele trabalhava com plantações e dali tirava o seu sustento. Abel, por sua vez, era pastor de ovelhas (Gênesis 4:2).

Os dois irmãos apresentaram ofertas a Deus, mas apenas um foi aceito. 

“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.” Gênesis 4:3-5

 Em uma de suas reuniões, no Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Edson Costa esclareceu que o fator determinante para que Deus olhasse para a oferta de Abel foi a preparação.

“Tudo depende do critério que foi adotado para apresentar a oferta e a preparação para chegar no altar. Deus já vinha observando desde que eles começaram a preparar a oferta”, pontuou o Bispo.

No entanto, os critérios dos irmãos foram bem diferentes um do outro. “A impressão que dá é que Caim foi separar algo para apresentar no mesmo dia. Não houve um preparo. Já Abel, sabendo que o dia de apresentar a Deus se aproximava, ele foi ao rebanho, com o maior critério e cuidado, pegar o primeiro que nasceu, como se fosse a primeira linha”, destacou o Bispo.

Com o cristão atual não é diferente. Não seria justo duas pessoas, que tratam o altar de formas diferentes, serem plenamente aceitas. Contudo, engana-se quem pensa que se trata apenas de ofertas financeiras. Essas ofertas criteriosas devem ser apresentadas em todas as áreas de sua vida.

“Então, a nossa oferta não é quando estamos na igreja, mas quando estamos da porta para fora. Nós estamos sendo observados, porque é o seu bom testemunho que faz as pessoas verem Jesus ou o engano em sua vida”, disse o Bispo Edson.

Além disso, o próprio Deus também apresentou uma oferta criteriosa. “Qual foi o critério que Deus abordou para salvar a humanidade? Deus mandou um anjo que não fazia a diferença? Não. Ele viu o que tinha de mais precioso e mandou Seu Filho amado, o Senhor Jesus”, reiterou.

Abel do século XXI

É fundamental que um cristão também tenha a mesma fé de Abel. Se prepare para se apresentar a Deus, prepare suas ofertas com excelência, para que, então, seja aceito por Deus.

Todavia, o Bispo Edson ainda pontua que para que haja esse critério é necessário, também, amor pelas coisas de Deus.

“Tudo no Reino de Deus tem que ter padrão de qualidade. O apóstolo Paulo dizia que o amor é o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14). Se você ama a obra de Deus e não tem amor no que você faz, então, nada será perfeito. Por isso, é preciso que sejamos um povo de fé e de qualidade espiritual, a luz deste mundo e o sal desta terra. Precisamos ser um Abel do século XXI”, concluiu o Bispo.

Escola da Fé Inteligente

Deseja receber outros ensinamentos sobre os segredos da fé? Participe de uma das reuniões da Escola da Fé Inteligente. Um encontro que acontece às quartas-feiras, em todos os templos da Universal espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Nela, você entenderá os mistérios da fé funcional e aprenderá a usá-la em seu dia a dia. Encontre uma Universal mais próxima de você clicando aqui.

 

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images