‘NutriAção’ ajuda idosos a melhorar a qualidade de vida com mudança de hábitos

Atividades físicas e palestras sobre alimentação beneficiarão cerca de 30 mil pessoas

Neste final de semana (26 e 27/2), o programa social Calebe realizará o evento “NutriAção”, com o intuito de promover qualidade de vida para os idosos. A ação beneficiará cerca de 30 mil pessoas dessa faixa etária e acontecerá nos 26 estados e o Distrito Federal, além de mais nove países.

“Através das palestras do grupo Calebe, tenho aprendido bastante sobre a importância de ter uma alimentação saudável para cuidar da minha saúde e como isso ajuda a prevenir doenças. Além disso, as palestras também têm me ensinado a como preparar as minhas refeições de uma maneira mais leve e benéfica”, relata a mato-grossense Maria José dos Santos, 56 anos.

O evento nacional contará com palestras sobre alimentação saudável e atividade física, e, ainda, irá disponibilizar gratuitamente serviços como aferição de pressão e teste de glicemia à terceira idade.

A “NutriAção” faz parte da campanha ‘Bem-Estar e Nutrição”, promovida este mês pelo programa social e que tem o objetivo de conscientizar os idosos a terem uma alimentação saudável e uma vida com qualidade.

Ao longo do mês, atividades foram propostas para incentivar a terceira idade a cuidar melhor da saúde, e informativos sobre o tema foram publicados nas redes sociais do grupo, onde, inclusive, os próprios membros participantes compartilharam receitas saudáveis.

Qualidade de vida 

Segundo a nutricionista e voluntária do Calebe, Vânia Martiniano, cuidar da alimentação é importante em todas as fases da vida, porém manter uma alimentação saudável e equilibrada na terceira idade permite “fortificar o organismo como um todo e ajudar a prevenir danos nos órgãos mais frágeis, como os ossos, promovendo assim mais energia e reduzindo o risco de doenças crônicas”.

Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, revelou que é possível acrescentar até 13 anos de expectativa de vida com mudanças na alimentação e uma dieta mais saudável.

A educadora física Lourdes de Araújo, de 56 anos, que atua nos eventos do grupo promovendo atividades físicas, orienta que fazer caminhada, hidroginástica, musculação, entre outros exercícios que podem ser praticados em casa, como se sentar e levantar, alongar, usar materiais como garrafa com água ou quilo de alimentos para fortalecer os braços, e juntamente com isso manter uma alimentação nutritiva pode provocar melhoras nas áreas física, psicológica, social e cognitiva e, ainda, contribuir para uma melhor qualidade de vida.

“Praticar regularmente exercícios físicos fortalece o corpo, aumenta a imunidade, ajuda a dormir melhor, diminui as dores corporais, aumenta a independência e autonomia, melhora a autoestima e a vida social”.

A “NutriAção” também acontecerá na África do Sul, Alemanha, França, Haiti, Índia, Itália, Panamá, Paraguai e República Dominicana.

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Calebe visita asilos, hospitais e residências, e seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais e jurídicas e apoio psicológico. Além disso, realiza cursos de alfabetização básica, idiomas e tecnologias, de forma regular e gratuita.

No ano passado, 1.016.270 idosos foram beneficiados através das ações do Calebe no mundo.

imagem do author
Colaborador

UNIcom