Número de ansiosos no Brasil supera em quase sete vezes a média mundial
Há uma causa que não é comumente observada por muitos. Saiba qual é e entenda o que você pode fazer para combater a ansiedade
O número de ansiosos no Brasil supera em quase sete vezes a média mundial. Infelizmente, essa é uma realidade comprovada pela análise de dados de diferentes estudos. Assim como pontua a colunista Patricia Lages, em seu texto publicado recentemente no R7.
Vamos conferir os dados abaixo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos de ansiedade afetaram cerca de 4% da população mundial, em 2019. Aproximadamente 301 milhões de pessoas. Em 2021, com a pandemia, a prevalência aumentou, atingindo 359,2 milhões de casos globalmente.
Por sua vez, dados de 2023 e 2024 da pesquisa Covitel revelaram que 26,8% dos brasileiros (mais de 56 milhões de pessoas) declararam ser ansiosos. A pesquisa levou em consideração o diagnóstico autorreferido — pessoas que relatam sofrer do transtorno, mas não têm um diagnóstico formal.
O que isso nos mostra
Historicamente, o Brasil vem liderando os casos de ansiedade no mundo. A OMS apontou que, de 2017 a 2019, cerca de 9,3% da população brasileira foi diagnosticada oficialmente com o transtorno de ansiedade, o que representava 18,6 milhões de pessoas. Um percentual, que embora não chegue aos quase 27% da pesquisa Covitel (com dados de diagnóstico autorreferido), ainda assim alarmante em relação 4,4% mundial.
A ansiedade pode se manifestar tanto física quanto emocionalmente, causando sofrimento e impactando a vida diária do indivíduo.
Dificuldade para dormir, desânimo para realizar tarefas do dia a dia, palpitação sem explicação aparente, preocupação excessiva, medo e sensação de perigo, falta de ar, tremores, alterações no apetite e até problemas digestivos são alguns dos sintomas.
E as causas que levam pessoas de todas as faixas etárias a desenvolver quadros de ansiedade são incontáveis. Uso excessivo de telas, estresse, traumas, doenças, preocupações com a vida cotidiana, profissional e financeira, uso de medicações, álcool, drogas e etc.

“Você sabia que existem espíritos de ansiedade?”
Entretanto, há uma causa que não é comumente observada por muitos: o lado espiritual. Conforme explica o Bispo Adilson Silva.
“Normalmente, as pessoas avaliam esse problema apenas do ponto de vista psicológico, psiquiátrico. Mas elas não observam o lado espiritual. Você sabia que existem espíritos de ansiedade? O espírito do mal desperta dúvida. E a dúvida é mãe da ansiedade. A pessoa ansiosa vive o problema que nem existe ainda. Ela não vive no presente, vive no futuro, mas de forma negativa. Então, existem forças espirituais do mal que se assentam na cabeça de uma pessoa e semeiam a dúvida. E quando conseguem, então, essa dúvida gera ansiedade.”
Como combater a ansiedade
Você tem sofrido com ansiedade? Sente o coração acelerado, a mente inquieta, como se vivesse em constante alerta e sem paz? Muitas pessoas lutam todos os dias contra o medo constante, a falta de ânimo, a insônia e a insegurança. Entretanto, tentar vencer sozinhas, apenas com as próprias forças, quase sempre não basta. É necessário buscar as armas certas para conquistar a verdadeira libertação.
Se você sofre com esse mal e quer ajuda, esteja conosco às sextas-feiras. E se conhece uma pessoa que está sofrendo com esse mal, convide-a também. Vamos desafiar os espíritos da dúvida, da ansiedade. Participe deste propósito que estamos vivendo por 13 semanas.
As 13 Sextas-feiras da Amarração do Mal, acontece no Templo de Salomão (Av. Celso Garcia, 605 – Brás), às 7h, 10h, 15h e 20h.
Já ao meio-dia, a concentração ocorre na Catedral do Brás (Av. Celso Garcia, 499). Além disso, o evento acontecerá em todas as Igrejas Universal do Reino de Deus espalhadas pelo Brasil. Clique aqui e encontre a Universal mais próxima de sua casa.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo