Rede aleluia
Novembro Azul: alerta sobre cuidados com a saúde do homem
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 4 de Novembro de 2019 - 13:06


Novembro Azul: alerta sobre cuidados com a saúde do homem

Estudo mostra que câncer de próstata mata 42 pessoas por dia, em todo o Brasil

Novembro Azul: alerta sobre cuidados com a saúde do homem

Todos os anos, um movimento mundial, denominado Novembro Azul, acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas estão inseridas na faixa etária a partir dos 50 anos.

Recentemente, o programa de rádio Brasil Notícias, apresentado pelos jornalistas Ana Carolina Cury e Gilberto Nascimento, transmitido pela Rádio Record e pela Rede Aleluia, para todo o Brasil, deu destaque à informação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, por dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata. E aproximadamente 3 milhões vivem com a doença no Brasil. Essa patologia é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo.

Importância da prevenção

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que neste ano será registrado um total de 68.200 novos casos. Por isso, com o objetivo de mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce foi criada a campanha Novembro Azul, que se tornou um movimento mundial.

Em entrevista ao Brasil Notícias, o Dr. Artur Malzyner, oncologista clínico do Hospital Albert Einstein, comentou a importância desta campanha:

“Dadas as discussões científicas que hoje põe em cheque o valor dos métodos utilizados para este objetivo, seja através da dosagem do PSA ou o toque da próstata, a campanha passou a ter o foco um pouco mais amplo. Desde então, iniciou-se a divulgação de outros conceitos referentes à prevenção do câncer em geral. Além da atenção para outras áreas da saúde e riscos da saúde masculina”, comentou o médico.

Sintomas avançados

O Ministério da Saúde indica que mais de um terço dos homens não cuida da própria saúde. Um levantamento aponta ainda que mais de cinquenta por cento dos homens só procuram ajuda médica quando os sintomas já estão avançados. Na maioria das vezes, necessitando de intervenção cirúrgica.

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, do Rio de Janeiro, Dr. Lessandro Cursio Gonçalves, quando se fala de câncer no geral, muitas vezes, os sintomas só aparecem quando a doença já está muito evoluída. Por isso, não se pode esperar sentir alguma dor para se fazer um check-up.

“Quando os sintomas surgem, significa que a doença já está um pouco avançada. No câncer de próstata ocorre uma obstrução no fluxo urinário, irritação ao urinar e, eventualmente, dores ósseas em casos mais avançados. Daí a importância em se fazer um diagnóstico precoce”, explicou o urologista.

Mudança de hábitos e atitudes

No dia-a-dia, alguns hábitos realmente deixam a desejar. Ainda, segundo o Ministério da Saúde, quase oitenta por cento do público masculino relata cometer excessos regulares no consumo de açúcar, sal e gorduras. Por isso, além do check-up anual, também é preciso ter atitudes preventivas, conforme aconselham os médicos.

“Sabe-se, hoje, que a prevenção da maior parte dos tumores malignos incidentes na população dos adultos consiste em evitar a obesidade, ter uma alimentação com conteúdo reduzido em açúcares e gorduras de origem animal, além de manter atividades físicas regularmente”, alertou o Dr. Artur.

“Também, não menos importante para os homens, é consultar seu urologista pelo menos uma vez ao ano, depois dos 45 anos de idade”, finalizou o Dr. Lessandro.

(*) Com informações e entrevistas do programa Brasil Notícias


Novembro Azul: alerta sobre cuidados com a saúde do homem
  • Redação (*) / Foto: Getty Images 


reportar erro