Novembro Azul: ação contra o câncer de próstata deve beneficiar quase 30 mil

Iniciativa de 18/11 do programa social Calebe será realizada por todo o Brasil e em 58 países; doença é a segunda que mais mata homens

Imagem de capa - Novembro Azul: ação contra o câncer de próstata deve beneficiar quase 30 mil

No próximo sábado (18), serão realizadas, por todo o Brasil e em 58 países, centenas de ações associadas ao tema do Novembro Azul. A iniciativa é do programa social Calebe, mantido pela Igreja Universal — e que faz aniversário de 11 anos neste mês. Seu objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção, em particular, contra o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens em todo o mundo.

A ação deve alcançar 28,5 mil pessoas dentro e fora do território nacional. Vale destacar, inclusive, que esta é a primeira vez que o Calebe realizará suas atividades pelo Novembro Azul no exterior: serão beneficiados países como Bélgica, Equador, Jamaica, Japão e Uganda. Aqui, serão contemplados os 26 estados e o Distrito Federal.

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, haverá cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano entre 2023 e 2025. O principal fator de risco é a idade: o primeiro sinal de alerta é entre os 40 e 45 anos, a depender do histórico familiar. Mais tarde, a partir dos 60 anos, é ainda mais importante ficar atento.

Para detectar a doença, os principais exames são: o sanguíneo, chamado PSA (Antígeno Prostático Específico); e o toque retal. Quanto à prevenção, além da manutenção de um peso saudável, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de hábitos como fazer atividade física, ter uma alimentação equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.

Saúde, sem hesitar 

Para espalhar ao máximo informações como estas dentro e fora do Brasil, o programa social Calebe promoverá centenas de palestras e oferecerá — de acordo com a localidade — atendimentos gratuitos com psicólogos e nutricionistas. O responsável pela iniciativa, Valter Pereira, entende que este evento do Novembro Azul será de grande importância para os homens: “Quem participar será orientado e ajudado, tanto com as palestras, quanto com o atendimento dos profissionais”. Valter reforça que a ação acontecerá em quase 1,8 mil cidades por todo o território nacional. “Ou seja, milhares de homens serão beneficiados pela iniciativa do Calebe”, completa.

Dentro e fora do Brasil, o grupo deve mobilizar 5,6 mil voluntários. Uma dessas pessoas é Herivelto da Cruz, 60 anos. Há mais de quatro anos no programa social, ele destaca a importância de não hesitar quando o assunto é saúde: “Muitos terão suas dúvidas esclarecidas e devem perder qualquer preconceito a respeito dos exames. Afinal, todos nós, homens ou mulheres, precisamos cuidar da nossa saúde”, reflete o voluntário.

Zacarias dos Anjos Santos, 61 anos, já participou da ação pelo Novembro Azul em 2022. E conta que gostou bastante: “Foi com a palestra explicativa que pude aprender a cuidar melhor da minha saúde e sobre a importância do exame de próstata para nós, homens”. Apenas em 2022, o Calebe beneficiou mais de 3,3 milhões de pessoas com milhares de ações sociais no Brasil e no mundo, promovidas por cerca de 75 mil voluntários.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas