Cena da novela Topíssima levanta a polêmica sobre sexo antes do casamento

Renato e Cristiane Cardoso destacam 6 razões pelas quais o sexo antes do casamento prejudica o relacionamento. Confira

Imagem de capa - Cena da novela Topíssima levanta a polêmica sobre sexo antes do casamento

Uma cena que foi ao ar, recentemente, na novela Topíssima, transmitida pela Record TV, levantou uma questão polêmica, especialmente entre os jovens: fazer ou não sexo antes do casamento.

Na cena, as amigas Elisabete, Isadora e Minha Flor (Rosa) tentam convencer Gabriela de que esperar o casamento para ter relação sexual com o namorado é uma bobagem.

Se algo é bom, por que seria prejudicial?

“Como uma coisa tão boa pode lhe prejudicar?”, argumentou Isadora, rebatendo a opinião da amiga, que alegou que sua decisão a poupará de muito sofrimento.

As razões, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, vão muito além do que simplesmente atender a princípios morais ou religiosos.

“Eu não ia me sentir nada bem em saber que eu fui mais uma na vida do rapaz e saber que, um dia, eu dei tudo de mim e que, agora, ele está com outra garota”, alegou a jovem.

“É, mas você também estaria com outro garoto, não é?”, falou, mais uma vez, a amiga.

“É, mas eu, com certeza, ia querer apagar o ex da minha memória, assim como vocês, não é?”, questionou Gabriela, levando as amigas a refletirem e, em seguida, concordarem.

 “Isso quer dizer que, de alguma forma, não fez bem para vocês. Assim como não faria bem para mim também”, concluiu a jovem, deixando as amigas sem argumentos.

Acompanhe a cena:

Gabriela e Rafael representam um grupo de casais que optaram por se guardar para o casamento, porque acreditam que para construir um relacionamento saudável e feliz precisam respeitar cada etapa. E para eles, o sexo – que representa o ápice da intimide de um casal -, deve ser reservado para o casamento.

O argumento do test-drive

Para Renato Cardoso, apresentador do programa Escola do Amor Responde, os solteiros cometem um grande erro ao acreditar na ideia de que é preciso saber se a outra pessoa é compatível sexualmente.

“É engraçado, porque as pessoas só usam esse argumento para o sexo. Você não ouve ninguém dizendo que quer saber se são compatíveis no dinheiro, deixando o dinheiro na mão da outra pessoa por três meses, a fim de saber se ela o usa do jeito que o agrada. O argumento do test-drive, na verdade, é uma grande desculpa esfarrapada para ir para a cama com a outra pessoa”, destaca o apresentador.

Para Cristiane Cardoso, também apresentadora da Escola do Amor Responde, existem 6 razões pelas quais o sexo antes do casamento prejudica o relacionamento:

1 – Dá intimidade para o casal na hora errada

Durante a fase do namoro, normalmente, o homem é romântico, atencioso, faz de tudo para agradar a namorada. Mas, a partir do momento que eles passam a ter relações sexuais, em alguns casos, ele passa a ser possessivo, ciumento e controlador. Ou pode acontecer, justamente, o oposto: ele perder o interesse no relacionamento, uma vez que já obteve o queria. Ele não precisa fazer mais nada para lhe conquistar. Portanto, não terá mais motivação para se casar com você.

2 – O sexo antes do casamento é egoísta

novela Topíssima sexo

O sexo entre duas pessoas que não são casadas não é tão prazeroso quanto deveria ser. Isso porque, normalmente, o foco é satisfazer os próprios desejos e não proporcionar prazer ao parceiro. Por essa razão, muitas mulheres perdem o interesse no sexo depois de casadas.   Porque ela associou o sexo com algo egoísta, que não era bom. Ela não se sentia valorizada.

3 – Expectativas diferentes

novela Topíssima sexo

Para a mulher, o sexo representa sua entrega total ao rapaz e ela sempre espera que ele faça o mesmo. Só que, na maioria das vezes, isso não acontece, gerando nela uma enorme frustração e um sentimento de desvalorização no relacionamento. Ela busca compromisso, amor eterno, companheirismo, enquanto ele apenas o prazer físico. As expectativas são bem diferentes.

4- Sexo não garante um futuro casamento

novela Topíssima sexo

Nem todo mundo que tem sexo antes do casamento se casa. Isso quer dizer que é possível que você esteja dando os seus momentos mais íntimos a uma pessoa que não será sua para o resto da vida.  Além disso, normalmente os problemas no relacionamento acontecem depois que o casal começa a ter relações sexuais

5 –  Gravidez indesejada ou “desejada”

novela Topíssima sexo

Muitas mulheres se tornam mães sem estar preparadas emocionalmente, psicologicamente e financeiramente. Se veem obrigadas a interromper os estudos e a mudar completamente o rumo de suas vidas. Além disso, forçadas pelas circunstâncias, muitas acabam se casando, mesmo não tendo certeza se estão fazendo a escolha certa. E assim, tentam consertar um erro cometendo outro.

Há ainda aquelas que engravidam, propositalmente, no intuito de induzir o rapaz a se casar com ela. E, assim, em ambos os casos, o pensamento de que ele está com ela só por causa da criança, sempre estará no meio deles.

Além do mais, o casal não terá tempo para se adaptar à vida a dois, uma vez que já serão três. Certamente, isso causará muitos conflitos no relacionamento.

6- Doenças sexualmente transmissíveis

novela Topíssima sexo

É cientificamente comprovado que a promiscuidade sexual é umas das principais causas da disseminação das doenças sexualmente transmissíveis (DST), que são inúmeras, várias delas, inclusive, incuráveis. Se você é solteiro (a) e gosta de ficar trocando de parceiro (a), ou você é casado (a), mas é infiel ao seu cônjuge, fique atento.  Se não for por razões morais e religiosas, faça pelas razões que a própria ciência nos dá.

Para Renato Cardoso, a verdadeira prova de amor está em a pessoa esperar o casamento para só, então, ter relação sexual com a pessoa amada, e não o contrário. “Aí é que o amor, realmente, é provado”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução