Nos separamos e só depois eu percebi que a amo
No programa Escola do Amor Responde, o casal Renato e Cristiane Cardoso aconselhou um aluno que confessou ter percebido que amava sua ex-esposa só depois que se separaram. Ele relatou que tem feito de tudo para reconquistá-la, mas até agora nada foi suficiente para que ela o aceite de volta.
Aluno – Eu vivi nove anos com uma pessoa e tenho um filho de seis anos com ela. Nos separamos e só depois eu percebi que a amo muito. Não estou conseguindo reconquistar o amor dela, parece que tudo que eu faço não adianta, é em vão. Não vejo resultado nenhum. Quero saber o que fazer para reconquistar o amor da minha vida.
Cristiane – Normalmente, o homem tem esse probleminha. Quando recebemos perguntas de homens é a mesma coisa: eles dizem que querem reconquistar a mulher, mas não contam o que fizeram para ela.
Renato – Com certeza, coisa boa não foi. Mas o que fazer para reconquistá-la? Você deve olhar para si mesmo. Você deve ter uma noção de onde e como errou. O segredo agora não é fazer tudo para reconquistá-la, mas, sim, tudo para ser um homem melhor. Ela o deixou não porque você deixava de fazer as coisas de que ela gostava, mas porque o homem que você foi para ela e para o seu filho não foi suficiente. Você a decepcionou e a desprezou. Você mesmo disse que só foi entender que a ama depois que se separou, o que mostra que você não a valorizava. Entretanto, se você ficar correndo atrás dela agora, mandando mensagem e pedindo uma chance para ser amado, cada tentativa vai ser um tiro no seu pé. Você já tem uma vantagem: a ligação inquebrável com ela, que é o filho de vocês. O tempo todo você vai fazer parte da vida dela por causa do seu filho, então, não precisa ter medo de perder o contato com ela. Tenha medo de ser o mesmo homem. Se você mudar onde falhou e perceber tudo que você fez que destruiu esse relacionamento, a notícia da sua mudança de atitude vai chegar até ela, não tenha dúvida. Ela vai perceber isso na sua forma de vestir, de falar, de agir, no trato com seu filho, com ela, com as outras pessoas e com Deus, se é que você tem um. Essa mudança real vai se traduzir em uma frase: “Ele mudou”. E toda mulher, com raras exceções, gostaria que o pai do seu filho estivesse com ela e que ela pudesse dar continuidade à família que iniciaram juntos.
Cristiane – Você tem que mostrar que mudou. Normalmente, o que muitos homens fazem, e provavelmente é o que você tem feito, aluno, é ficar falando “Eu mudei, me desculpa, eu errei”. Você só fala e a mulher cansa disso porque ela ouviu a vida toda você dizer várias coisas que não cumpriu. E qual a diferença agora? Em vez de você ficar falando, pedindo e implorando para que ela o aceite de volta, mude sem falar nada, pois a sua mudança vai falar por você. Quando há mudança, você ganha crédito e ela acredita no que você está falando porque não é só a ladainha das palavras em vão.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!